fbpx

Retrospectiva 2022: confira alguns destaques da aparição da Multiplicidade na grande mídia

Jornal O Globo, Folha de S. Paulo, Revista Exame, telejornais de grande audiência, dentre outros, o ano de 2022 ficou marcado pela forte presença do Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana (IPMMU) na mídia. A aparição em veículos com grande audiência é um reconhecimento pelo trabalho responsável e inovador que o Instituto tem realizado. Apenas em 2022, foram mais de 22 entrevistas e citações em reportagens sobre mobilidade urbana.

Ter o trabalho reconhecido, a reputação e a autoridade aumentadas é o sonho de todas as pessoas que trabalham de maneira séria e comprometida. Em 2022, o IPMMU realizou pesquisas de impacto, a exemplo do Índice de Acesso à Cidade, parceria com a empresa 99, e uma pesquisa de opinião sobre segurança viária, parceria com a União de Ciclistas do Brasil. O Instituto procurou comunicar os resultados dessas pesquisas de modo a sensibilizar os jornalistas e formadores de opinião sobra a importância do tema da mobilidade urbana para toda a sociedade. Além disso, a seriedade e autoridade do Instituto já são reconhecidas quando o tema é mobilidade. Dessa forma, Glaucia Pereira, nossa fundadora e pesquisadora, tem sido chamada para opinar em diversas discussões que envolvem o transporte público, a eletrificação, a segurança viária, além de temas específicos da mobilidade urbana e sua relação com as questões de gênero e raça. Veja abaixo alguns destaques de 2022:

Multiplicidade debate Tarifa Zero com Luis Nassif

Em dezembro, o jornalista Luis Nassif convidou Glaucia Pereira, fundadora e pesquisador do Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana (IPMMU), para debater a Tarifa Zero. A discussão foi transmitida ao vivo no Jornal GGN (Grupo Gente Nova). Lançado em 2013 e com mais 270 mil seguidores no YouTube, o Canal GGN é um projeto jornalístico com propósito de aprofundar temas relevantes pouco abordados pela mídia convencional, tais como gestão, inovação e direitos sociais. Veja aqui.

Jornal O Globo destaca Observatório da Impunidade

Parceria do IPMMU com o projeto Pedale como Marina, o Observatória da Impunidade no Trânsito no Brasil foi destaque em reportagem do jornal carioca O Globo. A reportagem, publicada em novembro, falou da mobilização da sociedade civil para reverter os dados alarmantes sobre mortes de trânsito no Brasil. Veja aqui.

Revista Raça trouxe dados de segurança do IPMMU

Escrita por Jaice Balduino, reportagem de novembro mostrou que estudo da plataforma americana Strava, com mais de 95 milhões de utilizadores, revelou aumento do uso da bicicleta no Brasil. Glaucia Pereira foi uma das pessoas ouvidas e afirmou que a falta de investimento no transporte público é uma forma de manter as pessoas nas periferias. Veja aqui.

Multiplicidade opinou sobre o aumento dos subsídios no portal G1

IPMMU foi ouvido em reportagem do portal G1 sobre o aumento do subsídio para a cidade de São Paulo, no início de novembro. Apesar do aumento, estima-se que frota está 7% menor se comparada à frota de 2019, antes da pandemia. A reportagem foi replicada em outros veículos. Veja aqui.

Rádio CBN ouve o Instituto sobre a eletrificação da frota

Em outubro, a SPTrans, empresa responsável pelo transporte coletivo na cidade de São Paulo, determinou a proibição da compra de ônibus movidos a diesel para integrar a frota que realiza o transporte público de passageiros na capital paulista. Apesar de polêmica, Glaucia Pereira destacou a importância da medida da prefeitura de São Paulo. Saiba mais aqui.

Reportagem sobre o Dia Mundial Sem Carro na Folha

Glaucia Pereira foi destaque em reportagem da jornalista Giovanna Balogh sobre o Dia Mundial Sem Carro para o jornal Folha de S. Paulo, no dia 22 de setembro. A matéria trouxe como destaque, inclusive no título, as reflexões embasadas por evidências científicas que acompanham os trabalhos desenvolvidos no Instituto. Veja aqui.

Lançamento de relatório de pesquisa repercute em todo o país

Pesquisa da 99, em parceria com a Multiplicidade Mobilidade, analisou as dificuldades de acesso por mobilidade ativa, aplicativos e transporte público a emprego formal, educação e saúde. Em julho, o relatório foi notícia no portal G1, em reportagem de Deslange Paiva, e também em outros veículos como o telejornal SP1 e Rádio CBN. Veja aqui.

IPMMU é destaque de capa no jornal Estadão

Em maio, a Multiplicidade Mobilidade Urbana completou 5 anos de atuação. Em entrevista para Daniela Saragiotto, publicada no jornal Estadão no Caderno Mobilidade, Glaucia Pereira falou dos valores do Instituto, demonstrou como o sistema de transporte espelha desigualdades sociais e fala da importância da interseccionalidade nas pesquisas. Veja aqui.

Rolar para cima