fbpx

Primeira temporada do “Cuidado com o vão entre o trem e a plataforma” conta com 20 episódios

Programa semanal do Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana chega ao fim da primeira temporada. No ar desde abril de 2022, os 20 programas estão disponíveis no canal do YouTube e também no Spotify. Os últimos dois programas da temporada foram ao ar nas últimas semanas de agosto.

A primeira temporada do programa “Cuidado com o vão entre o trem e a plataforma” chega ao final com 20 programas sobre o universo da mobilidade urbana, principalmente no que diz respeito às lacunas de pesquisa e aos desafios para quem tem interesse em trabalhar nesta área. Apenas no YouTube foram mais de 814 minutos ou aproximadamente 14 horas de transmissão ao vivo, levando conteúdos e conhecimento sobre mobilidade urbana. Os 20 programas que estão no ar acumulam uma audiência de quase 3.000 views, fora as audiências do LinkedIn e Spotify, onde os programas também ficam disponíveis.

“Estamos comemorando o sucesso da iniciativa. Sempre quis fazer um conteúdo que mostrasse as lacunas das pesquisas em mobilidade, questões que estão sendo pouco faladas pelas pessoas que pesquisam”, afirma Glaucia Pereira, especialistas em mobilidade e apresentadora do programa. “Acredito que esses 20 programas trazem um conhecimento importante para nosso campo. Agora vamos analisar a repercussão, os temas e começar a pensar na segunda temporada que deve estrear em 2023”, completa a fundadora do IPMMU.

Os dois últimos programas da temporada foram ao ar nos dias 23 e 30 de agosto.

No episódio 19, transmitido no dia 23/08, Glaucia Pereira falou sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Os chamados ODS são recomendações estabelecidas pelas Nações Unidas e que orientam governos e gestores na meta de atingir os objetivos da Agenda 2030. Ao todo, são 17 objetivos que dizem respeito a todas as esferas de atuação da vida humana, levando em conta as relações interpessoais, o cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade. A Multiplicidade assumiu a responsabilidade de contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e do plano de ação da Agenda 2030. Assim, todas as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto, os artigos publicados no periódico científico Journal of Sustainable Urban Mobility, o Josum, levam em consideração o que determina os ODS. “A ideia desse programa foi falar da importância dessas iniciativas e mostrar como a questão dos ODS estão cada vez mais sendo requisitados no campo profissional. Assim como os ODS, a mobilidade urbana é um tema transversal que envolve diferentes áreas que afetam a qualidade de vida das pessoas, suas relações e o meio ambiente. Por isso, o profissional de mobilidade precisa dominar os objetivos e compreender como seu trabalho se relaciona com os principais desafios de desenvolvimento enfrentados no Brasil e no mundo”, explica Glaucia.

No episódio 20, o último da temporada transmitido no dia 30 de agosto, o tema foi Dia Mundial Sem Carro. Celebrado no dia 22 de setembro em todas as cidades do mundo, a data foi criada pelo movimento Car Free (Carro Livre). A ideia foi inspirar as pessoas a experimentarem formas alternativas de mobilidade como um apelo à construção de cidades mais humanas e sustentáveis. Ativistas e organizações ligadas a esta temática aproveitam o dia para pautar o assunto na imprensa, criar atividades educativas e alertar as populações sobre a importância de termos formas coletiva de deslocamento. “Esta celebração teve início na França no final dos anos 90 e se popularizou pelo mundo. No programa, gostaria de avançar no tema e pensar como poderíamos criar comportamentos que de fato diminuam o uso do transporte individual”, afirma Glaucia. “Nós precisamos pensar em políticas públicas que possam, de fato, promover uma mobilidade sustentável e fazer com que a hegemonia dos automóveis seja uma coisa do passado”, completa.

Veja abaixo a lista dos 20 programas da primeira temporada:

Episódio 1: Lacunas de pesquisa
Episódio 2: Dados qualitativos e quantitativos
Episódio 3: Falseacionismo e ativismo
Episódio 4: Ciclos e planejamento
Episódio 5: Fontes de informação
Episódio 6: Mobilidade a pé
Episódio 7: Sustentabilidade
Episódio 8: 5 anos do IPMMU
Episódio 9: Restrição de circulação de automóveis
Episódio 10: Mortes e lesões no trânsito
Episódio 11: Dados sobre bicicleta
Episódio 12: Sinistro ou acidente
Episódio 13: Pesquisa origem destino
Episódio 14: Contramão como ápice rodoviarista
Episódio 15: Motocicleta e segurança viária
Episódio 16: O mito da mitigação do tráfego
Episódio 17: Mobilidade ativa no entorno escolar
Episódio 18: Governança da mobilidade e dos dados
Episódio 19: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Episódio 20: Dia Mundial Sem Carro

Cuidado com o vão entre o trem e a plataforma
“Cuidado com o vão entre o trem e a plataforma” é o nome do programa sobre mobilidade urbana que começou a ser veiculado em Abril no canal do YouTube do Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade – IPMMU, e transmitido simultaneamente pelo LinkedIn. O nome do programa sugere as lacunas que precisam ser observadas nos estudos sobre a mobilidade urbana no país. Embora as pesquisas tenham crescido, faltam olhares inovadores sobre o tema. Conduzido pela equipe do Instituto e apresentado pela especialista em mobilidade urbana e fundadora do IPMMU, Glaucia Pereira, o programa é um bate papo sobre temas relevantes dentro da mobilidade urbana e que estejam alinhados com pesquisas e dados recentes. “O nosso objetivo é criar uma comunidade com pessoas alinhadas aos nossos valores e com o nosso diferencial, que é produzir pesquisas sobre mobilidade urbana, olhando questões que passam ao longe da maioria das pesquisas”, afirma Glaucia. A segunda temporada do programa deve ter início em 2023.

Rolar para cima