fbpx

Porque submeter um artigo no Journal of Sustainable Urban Mobility – Josum?

O Journal of Sustainable Urban Mobility, o Josum, periódico científico editado pelo Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana está recebendo trabalhos para o fluxo contínuo. Preparamos algumas perguntas com respostas para você conhecer um pouco mais sobre a iniciativa.

Porque submeter um artigo no Journal of Sustainable Urban Mobility – Josum?

O Josum trabalha com o Acesso Aberto (Open Access) e representa uma oportunidade imediata de compartilhar dados de investigações primárias, resultados de pesquisa negativos e positivos, todos voltados exclusivamente para a temática da mobilidade urbana.

O que é o Acesso Aberto (OA)?

Estamos totalmente empenhadas na investigação aberta e nos benefícios que o Acesso Aberto, Acesso Livre, ou em inglês, Open Access (OA) podem trazer para o campo científico. Segundo o modelo OA, um artigo deve ser imediatamente disponibilizado assim que for publicado para qualquer pessoa no mundo, de  maneira gratuita, em vez de apenas para os leitores ou instituições. Os artigos publicados no Josum são disponibilizados sob uma licença Creative Commons que permite a qualquer pessoa reutilizar, partilhar, ou construir sobre a obra, desde que citando a fonte. As abordagens abertas, os conteúdos Open Access, os dados abertos, aceleram o progresso da ciência e são mais compartilhados por não oferecerem barreiras para o acesso.

Porque publicar no Josum se ele é um periódico novo?

O Josum é o único periódico científico brasileiro voltado exclusivamente para a temática da mobilidade urbana. Embora ele esteja no início da sua longa jornada, sabemos que existem inúmeras pesquisas sobre mobilidade urbana que não foram publicadas ou por falta de uma revista científica adequada, ou por falta de eventos e congressos nesse campo de estudos. Queremos canalizar esses conhecimentos represados e com isso pretendemos ser a principal revista científica com fator de impacto na área.

Quais são os indexadores do Josum?

Nós estamos associados à Associação Brasileira de Editores Científicos, temos o ISSN, temos DOI para todas as publicações e na medida em que publicarmos poderemos ser indexados nas diversas plataformas de conhecimento. A indexação depende do tempo. Quanto mais publicarmos, mais teremos chances de aumentar nossas indexações. Temos a meta de publicar até 200 artigos nos próximos três anos.

Qual o Qualis Capes do Josum?

O Qualis Capes é um sistema de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, que faz a classificação da produção científica dos programas de pós-graduação brasileiros. Esta classificação surgiu no final dos anos 90, sendo que o chamado Qualis Periódicos, que trata exclusivamente da classificação das revistas científicas, surgiu em 1998. Ele classifica a qualidade dos artigos, das revistas científicas e a classificação é disponibilizada para todas as pessoas que desejam conhecer os periódicos. Para que o periódico apareça na lista, as pessoas pesquisadoras precisam ter publicado nele e a partir de vários critérios como periodicidade, revisão por pares, avaliação cega, qualidade do corpo editorial, dentre outros, os periódicos recebem indicadores que vão do A1 — mais alto —, passando por A2, B1, B2, B3, B4, B5, até o indicador C — com peso zero. A cada três anos, essa classificação deveria ser atualizada, indicando as evoluções das revistas, mas além do atraso, houve uma série de eventos, incluindo uma decisão judicial, que impediram que esse índice fosse atualizado. Assim, o Qualis Capes atual é fruto de uma última atualização de avaliações e classificaçẽos feitas em 2008. O Josum deseja muito que assim que as publicações acontecerem, ele seja incluído nos indicadores da Capes. No momento, isso ainda não aconteceu. Mas para além do Qualis Capes, um índice brasileiro, nossa equipe editorial tem a ambição de transformar o Josum em um periódico com alto fator de impacto.

O que é fator de impacto?

Fator de impacto é um método bibliométrico que avalia a importância de periódicos científicos nas respectivas áreas do conhecimento. É uma métrica que reflete o número médio de citações de artigos científicos publicados em determinado periódico. Assim, para se tornar um periódico com um alto fator de impacto, o Josum precisa ter várias pessoas publicando em sua plataforma e também sendo citadas por outras pessoas.

Qual o prazo de avaliação e publicação?

Diferente da maioria das publicações científicas, os prazos entre submissão, avaliação e publicação duram em média 70 dias dentro do fluxo contínuo e respeitam rigorosamente os prazos estabelecidos pelos editores convidados no caso dos “dossiês temáticos”.

Por que preciso pagar para publicar no Josum?

Os artigos publicados no Josum são disponibilizados gratuitamente e de forma universal. O Josum trabalha com cobrança por artigo aprovado para publicação. Em Ciência Aberta, este procedimento é conhecido como Article Processing Charges (APC). A taxa de publicação é cobrada como meio de promoção, produção e manutenção do periódico. Essa taxa será paga quando o artigo for aceito para publicação, após processo de análise. Não há cobrança no momento da submissão do artigo e nem durante sua análise. O periódico não conta com nenhum tipo de auxílio, financiamento ou subvenção oficial, por isso a APC é cobrada. Vale ressaltar que existem duas modalidades de publicação no Josum, uma no fluxo contínuo e outra nos dossiês temáticos organizados por pessoas editoras convidadas. Nessa segunda  modalidade, não há cobrança da APC, mas os artigos precisam estar adequados à proposta do dossiê e também serão submetidos para avaliação de pares.

Quem vai avaliar meu trabalho?

Seu trabalho será avaliado por pessoas com titulação mínima de mestrado. São pessoas especialistas da área de mobilidade urbana e áreas correlatas de diversas comunidades científicas do Brasil e de outros países. Fizemos uma chamada pública para o cadastro de pessoas pareceristas que está valendo até 31 de dezembro de 2022. Ali, as pessoas interessadas mostram suas áreas de interesse, idioma preferencial de avaliação, motivos para ser parecerista em periódicos científicos. Depois de uma avaliação e comprovação de titulação, as pessoas inscritas no cadastro podem integrar o time de pareceristas. Atualmente, já temos quase 100 pessoas em nosso cadastro de pareceristas.

Posso enviar para o Josum trabalhos já publicados em pré-print?

Não. Para submeter textos ao Josum sua contribuição precisa ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Pessoas Autoras.

Submeta um texto clicando aqui.

Rolar para cima