A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), órgão vinculado à Organização Mundial da Saúde (OMS), publicou o relatório da “Reunião Nacional de Atores em Segurança Viária: Encaminhando os compromissos do Brasil para a 2ª Década de Ação”, realizada nos dias 09 e 10 de junho de 2022 e que contou com a participação do Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana (IPMMU).
Na ocasião, Glaucia Pereira, fundadora e pesquisadora do IPMMU, esteve em Brasília para falar sobre mobilidade, gênero e raça. A pesquisadora foi uma das convidadas do “PAINEL 6: Planejamento de Transporte e Inclusão: mobilidade, gênero e raça” que teve moderação de Akemi Kamimura, consultora do escritório da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, além da participação de Nhan Tran, Chefe de Unidade de Segurança e Mobilidade, Organização Mundial da Saúde; Paulo Henrique (Paíque) da Silva Santarém, Antropólogo, Doutorando em Arquitetura e Urbanismo e de Adriana Cristina da Silva Souza, Especialista Sênior em Mobilidade Urbana.
O relatório é um registro dos principais pontos abordados no encontro realizado na OPAS/OMS no Brasil. O documento descreve os antecedentes e as bases que fundamentaram a programação e a dinâmica do evento, assim como seus objetivos e resultados esperados. No texto, também são descritas as discussões levadas a cabo na série de painéis e apresentações de práticas, com seus argumentos, sugestões e encaminhamentos. No final do relatório, foi publicada uma síntese analítica da Reunião, ancorando-se na natureza complementar e interseccional dos conteúdos abordados, com pontos de atenção e recomendações assinaladas. As contribuições de Glaucia Pereira e das outras pessoas que fizeram parte do painel 6 podem ser vistas a partir da página 41 do relatório.
A publicação está disponível para download no site da OPAS, clicando aqui. Mas também pode ser baixada diretamente aqui.