fbpx

Multiplicidade promove oficina em Brasília dentro do Projeto Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS) da GIZ e Ministério das Cidades

A Oficina é parte do processo para a criação de insumos do Plano Nacional de Mobilidade Urbana (PlanMob) que ocorre no âmbito do Projeto Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS) da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) em parceria com o Ministério das Cidades, e financiamento do governo alemão por meio do Ministério Federal para a Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ).

A Oficina aconteceu no dia 10 de abril e contou com a participação de profissionais do Ministério das Cidades, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O evento é parte da elaboração do Plano Nacional de Mobilidade Urbana (PlanMob) e faz parte do Projeto Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS).

Desde a criação da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), de 2012, ficou evidente a necessidade de cumprimento e implantação de uma política de mobilidade que priorizasse o transporte coletivo, os modos ativos de transporte e que tivesse como objetivo a redução das desigualdades sociais. Para tanto, os marcos legais precisam ser trabalhados em um conjunto com mudanças culturais que dizem respeito a uma secular política de valorização do rodoviarismo ou sistema automobilista.

O Projeto DUS visa modificar essa realidade e promover a integração de setores e atores urbanos para desenvolver soluções que melhorem a qualidade de vida nas cidades, especialmente de grupos vulneráveis da sociedade.

Desde janeiro de 2023, o Instituto Multiplicidade tem trabalhado para a GIZ na fase preparatória do PlanMob, o que envolve o diagnóstico do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana, a contextualização da mobilidade urbana no país, delimitação de cenários e avaliação do ambiente institucional do setor. Entre os principais objetivos desta fase estão a adoção e criação de tipologias urbanas, com foco na territorialização das ações; o desenho de metodologias de teste das tipologias; e a própria testagem da metodologia de tipologias.

Como parte da fase preparatória, a Oficina em Brasília reuniu pessoas ligadas ao campo da mobilidade urbana. Durante o evento, foram apresentados estudos preliminares e realizadas dinâmicas de grupo para a coleta de informações sobre as tipologias de municípios com ênfase em mobilidade urbana. Os resultados da Oficina servirão para avançar na criação de tipologias para o PlanMob.

“Foi um dia de muito trabalho com pessoas convidadas e que já possuíam histórico profissional e/ou acadêmico sobre tipologia de municípios, formas urbanas, com vasta experiência na área de mobilidade urbana. Percebemos a enorme diversidade dos trabalhos envolvendo mobilidade urbana e que estão sendo desenvolvidos em municípios de diferentes portes, regiões e contextos”, explica Glaucia Pereira, fundadora do Instituto Multiplicidade. “A oficina foi importante para nos dar subsídios para continuar o trabalho de construção dessas tipologias que possam valer para o país, criando parâmetros de avaliação. Para nós, da Multiplicidade, tem sido uma experiência enriquecedora trabalhar com a GIZ e o Ministério das Cidades”, completa Glaucia.

Rolar para cima