fbpx

Multiplicidade participa da Shimano Fest 2022

Na quinta-feira, dia 18/08, às 10h45, Marcelo de Trói, analista de informação do Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana, participou da mesa “Valorização da Bicicleta e sua disputa narrativa na mídia” na Shimano Fest 2022.

A Shimano Fest é considerado o maior festival da bike na América Latina e acontece nos dias 18, 19, 20 e 21 de Agosto de 2022, no Memorial da América Latina, em São Paulo, capital. Fundada em 1921, a Shimano é uma empresa global que fábrica peças de bicicleta em todo o mundo, promovendo também a cultura da bicicleta. O Shimano Fest nasceu de uma prova de Mountain Bike chamada ‘Shimano Short Track’, realizada pela primeira vez em 2009 na Fazenda São Silvano, interior de São Paulo. Quando da realização do Shimano Short Track 2010, o desafio era atrair mais pessoas para uma competição de bicicleta. Assim nasceu o Festival que oferece entretenimento para crianças, adultos e família.

Além dessa parte voltada para as práticas esportivas, o Festival também contou com mesas e debates. A mesa “Valorização da Bicicleta e sua disputa narrativa na mídia” teve a mediação de Erica Telles, da União de Ciclistas do Brasil, e participação de Kelly Cristina Fernandes Augusto, colunista do Portal UOL, da GIZ e conselheira do Josum, Maiara Tortorette da empresa de compartilhamento de bicicletas, Tembici, e Marcelo de Trói, analista de informação do IPMMU. Durante sua fala, Marcelo enfatizou as diferenças culturais na constituição das práticas envolvendo a bicicleta e o automóvel, contando um pouco da história de difusão desses modos de transporte e depois fará apontamentos que podem garantir a valorização e divulgação da bicicleta. Ao final, o analista sugeriu algumas ações para tornar a cultura da bicicleta cada vez mais difundida entre o grande público.

Rolar para cima