Reportagem escrita pela jornalista Marcela Tosi no jornal O Povo, traz um histórico da Tarifa Zero, discutida há três décadas, explicando que atualmente a política é vigente em 46 cidades brasileiras de pequeno e médio porte. O destaque da reportagem vai para Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), que tem uma das maiores populações atendidas por esta política pública.
O Ceará tem sido pioneiro em implantar a política pública. Eusébio, na RMF, foi pioneiro ao implantar a Tarifa Zero no sistema de ônibus urbano e disponível, até hoje, para seus 55.035 habitantes. Glaucia Pereira, pesquisadora e fundadora do Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana foi uma das autoridades ouvidas na reportagem. Para ela, a Tarifa Zero “vem discutir que o fato de o transporte coletivo ter tarifas de
uso é uma barreira, impede que as pessoas façam coisas que elas gostariam de fazer”. Glaucia ainda ressaltou que, do ponto de vista operacional, a medida demandará melhoras consideráveis na prestação do serviço: “A gente vê que o serviço já é ruim e lotado, na maioria das cidades e principalmente em alguns horários. Com a isenção da tarifa, a esperança é atrair mais passageiros.”
Para ler a reportagem completa clique aqui (para assinantes). Leia a matéria neste link alternativo. Ou veja o PDF da reportagem abaixo: