Reportagem veiculada no jornal SP1 da Rede Globo, no dia 16 de janeiro, trouxe diversos aspectos dos motivos que levaram ao aumento do número de multas, além do número de usuários que utilizam o transporte coletivo na cidade de São Paulo.
Segundo levantamento da produção do jornal com dados da SPTrans, nos últimos anos, houve um aumento de 280% no número de multas, saltando de 89.940, em 2019, para 342.337, em 2022.
A maioria das multas foi por descumprimento no horário das viagens. Atualmente, 100% da frota é monitorada por GPS. Para a pesquisadora e fundadora do Instituto Multiplicidade, a tecnologia permite melhorar a aplicação das multas. “Antes, a maioria das multas era de fiscais e a tecnologia auxilia essa fiscalização, o que pode explicar a quantidade de multas e este aumento”, explica Glaucia Pereira.
A reportagem mostrou que o valor das multas não se converteram em aumento de receita para o município, além disso, o número de passageiros e passageiros caíram enquanto os subsídios aumentaram. Veja um trecho da reportagem:
A reportagem completa pode ser vista aqui.