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Prorrogado o prazo de submissão de textos para o dossiê Tarifa Zero

Pessoas autoras têm até o dia 31 de janeiro para submeter textos que farão parte do dossiê, previsto para ser publicado em março de 2023.

Foi prorrogado o prazo para a submissão de textos que irão compor o dossiê temático Tarifa Zero: transição energética, combate às desigualdades e ampliação da democracia nas cidades. O dossiê será publicado no Journal of Sustainable Urban Mobility, o Josum, periódico científico editado pelo Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana (IPMMU) e que, nesta edição, conta com apoio institucional da Fundação Rosa Luxemburgo.  Pessoas interessadas em discutir o tema da Tarifa Zero podem encaminhar seus textos até o dia 31 de janeiro de 2023. 

Podem submeter trabalhos que irão compor o dossiê, pessoas pesquisadoras, professoras, ativistas e outras interessadas no debate sobre Tarifa Zero. O Josum aceita textos em formato de artigos, ensaios e entrevistas. A expectativa da equipe editorial do Josum é publicar o dossiê em março de 2023. 

Para ser aceito, o texto precisa seguir as diretrizes estabelecidas pela política editorial do Josum e será avaliado pelos por pares da comunidade científica de maneira duplo cega, quando nem pessoas autoras, nem pessoas pareceristas são identificadas para garantir a isenção da avaliação. Para o dossiê Tarifa Zero, não haverá cobrança de pagamento APC (Article Processing Charges) e todo o conteúdo será distribuído de maneira livre e gratuita no sistema OJS do Josum que pode ser acessado por qualquer pessoa no endereço www.ipmmu.com.br/josum.

O dossiê é organizado pela editora-chefe, Glaucia Pereira, e pelo gerente de produção editorial, Marcelo de Trói. O tema do dossiê foi escolhido a partir do entendimento de que a Tarifa Zero pode ser parte da solução para o aprofundamento da crise de transporte urbano, perspectiva reforçada pela multiplicação de experiências recentes. No Brasil, pesquisadores já identificaram políticas universais de passe livre em 52 municípios brasileiros, incluindo o mais populoso, Caucaia (CE), com 368 mil habitantes. Ao todo, a estimativa é que mais de 2 milhões de pessoas são beneficiadas pela tarifa zero no Brasil. No mundo, dados do site colaborativo Free Public Transportation mostram que já são mais de 250 cidades. 

“Acredito que o dossiê pode trazer contribuições importantes para este debate. As eleições mostraram a importância de ações em prol da democratização do acesso, isso vale também para a mobilidade urbana. A tarifa é cara no Brasil, o modelo de financiamento é pouco transparente e queremos entender que pesquisas e reflexões estão sendo feitas no país”, afirmou Glaucia. Para o gerente de produção editorial, o dossiê pode ser uma publicação histórica. “Há muitas décadas a mobilidade urbana, em especial o transporte público, tem sido um dos pontos mais importantes quando falamos da vida na cidade. Com as eleições, percebemos o quanto é fundamental garantir o acesso ao transporte de maneira universal. Tem muita gente pensando sobre a temática e queremos trabalhos inovadores no campo que tragam informações que ainda não foram publicadas”, declarou Marcelo de Trói.

Para Daniel Santini, coordenador na Fundação Rosa Luxemburgo, que dá apoio institucional à iniciativa, é o momento certo para aprofundar a discussão sobre o tema. “É hora de pensar em novos modelos de gestão e financiamento do transporte público a partir da premissa de que a mobilidade é um direito fundamental. O dossiê surge como um espaço para reunir reflexões, propostas e análises, e certamente será muito importante como referência para a construção de políticas públicas. A Fundação Rosa Luxemburgo tem procurado contribuir com encontros, publicações e articulações em prol da Tarifa Zero e ficamos contentes em somar com mais uma iniciativa de tamanha relevância”, afirmou Santini.

A chamada completa para a publicação no Josum está disponível neste link. As chamadas estão também em inglês e espanhol. Depois de selecionados, os textos passam por um processo de avaliação por pares, revisão e só depois serão disponibilizados para o público. A expectativa é que o dossiê Tarifa Zero seja publicado em março de 2023, trazendo contribuições relevantes para as mudanças que precisam acontecer no campo da mobilidade urbana, principalmente no que diz respeito à redução das desigualdades e da preservação do meio ambiente, com destaque para as mudanças climáticas.

Sobre o Josum

O Journal of Sustainable Urban Mobility – Josum, tem o objetivo de publicar artigos científicos com foco em mobilidade urbana sustentável, que tenham impacto social, ambiental, econômico ou de governança. O Josum trabalha com o recebimento de fluxo contínuo e dossiês temáticos, podendo publicar mais de uma edição por ano. O Josum atua em prol de uma ciência aberta, faz parte da Crossref, e ainda conta com outras indexações  como Latindex, Google Scholar, Sumarios, ResearchBib, EuroPub e Eurasian Scientific Journal Index.

Sobre o Multiplicidade Mobilidade Urbana

O Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana – IPMMU promove conhecimento e transforma pessoas para a construção de cidades melhores. Atuamos nas áreas de pesquisas e dados, comunicação e divulgação científica, e cursos. Faça parte da nossa rede clicando aqui.

SERVIÇO

O quê: prorrogação da chamada para publicação no dossiê temático Tarifa Zero: transição energética, combate às desigualdades e ampliação da democracia nas cidades.

Onde: Journal of Sustainable Urban Mobility (Josum)

Quando: até 31 de janeiro de 2023 – gratuito.

Como submeter: leia a chamada completa, faça o cadastro no sistema do Josum e veja as regras de submissão.

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