A pesquisadora Glaucia Pereira foi ouvida como fonte em diversas reportagens jornalísticas, sempre destacando o papel da mobilidade urbana na qualidade de vida das pessoas.
A Multiplicidade Mobilidade Urbana sempre teve a percepção de que a bicicleta era um modo de transporte muito importante no Brasil, o que se confirmou no levantamento que a Glaucia Pereira fez com os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares POF 2017-2018 e que revelou uma frota de mais de 33 milhões de bicicletas do país. Nas cidades do interior, na zona rural, a bicicleta sempre apareceu como protagonista. No mês de junho, em comemoração a semana do Meio Ambiente, Glauca foi fonte de uma reportagem de Rone Carvalho publicada no dia 06 de junho de 2022 no jornal Diário da Região, o veículo impresso mais importante da região de São José do Rio Preto.
Na matéria, Rone mostrou uma tragédia que acontece no interior de São Paulo com o aumento dos automóveis e a queda do número de pessoas utilizando o transporte coletivo. Uma das maiores cidades do interior paulista tem desperdiçado a oportunidade de investir em infraestrutura para o transporte sustentável. Glaucia pondera: “Os dados mostram que no interior as pessoas costumam ter mais bicicletas do que nas grandes capitais. Em cidades pequenas e médias, a baixa velocidade das vias acaba por estimular as pessoas a andarem de bicicleta”. Glaucia também afirmou: “Geralmente, as ciclovias são implantadas em lugares mais ricos das grandes cidades. Isso acaba por criar o estigma de que é caro andar de bicicleta”.
No destaque da entrevista, Glaucia destaca o papel das bicicletas nas cidades do interior do país. Para ler a matéria completa, clique aqui.
Já no dia 15 de junho de 2022, Glaucia foi fonte do SP1, jornal local da Rede Globo transmitido em toda cidade de São Paulo e Região Metropolitana. Ela comentou a greve dos motoristas de ônibus de São Paulo que aconteceu no dia 14 de junho. Segundo a SPTrans, foram paralisadas 713 das 1.200 linhas, o equivalente a 6,5 mil ônibus, afetando 1,5 milhão de pessoas nas primeiras horas da manhã. Nos seus comentários, Glaucia ressaltou que a população não suporta mais aumento de tarifas e opinou sobre o que a prefeitura poderia fazer para melhorar o tráfego de ônibus na cidade. Confira a edição completa do jornal televisivo clicando aqui.
No dia 23 de junho, a Multiplicidade foi citada em artigo de Caroline Brasil, doutoranda em Sustentabilidade Ambiental e Urbana e coordenadora dos cursos de pós-graduação da área de Logística e Qualidade do Centro Universitário Internacional Uninter. O texto foi publicado no portal Portogente, de Porto Alegre (RS) com o título “Investimento em Ciclovias”. Afirma Caroline: “Fazendo a nossa parte, vamos aos poucos aumentando o uso de bicicletas no Brasil. Dessa forma, quem sabe possamos ser reconhecidos como um dos países com o maior número de bicicletas por 100 habitantes no mundo. Segundo Glaucia Pereira (2021), em sua publicação no Journal of Sustainable Urban Mobility, estima-se que o Brasil possua, em média, 16 bicicletas para cada 100 habitantes, sendo que a cidade com o maior número é Vitória com 23. Já na Holanda, há 90 bicicletas para cada 100 habitantes. Uma meta ousada para o Brasil, não? Mas podemos começar! Eu já tenho a minha, e você?”. Para ler o artigo completo, clique aqui.