fbpx

Josum conquista nova indexação: Diadorim

Após meses de avaliação, o Journal of Sustainable Urban Mobility, o Josum, periódico científico editado pelo Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana (IPMMU), acaba de conquistar mais uma indexação: o Diadorim. Esta é a décima indexação recebida pelo Journal que já conta com outras indexações como o LatindexGoogle ScholarSumariosResearchBibEuroPub e a Eurasian Scientific Journal Index.

A indexação é um processo que alguns periódicos se submetem, descrevendo o conteúdo da revista e sendo avaliados pela instituição indexadora por pontos como editoração, ética, política editorial e recebimento dos originais. O Diadorim é um serviço de informações relativas às autorizações concedidas para o armazenamento e o acesso dos artigos das revistas brasileiras em repositórios digitais de acesso aberto. Faz parte do conjunto de serviços de acesso aberto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), instituição ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Diadorim identifica, sistematiza e disponibiliza as informações das políticas estabelecidas pelas editoras dos periódicos brasileiros referentes ao armazenamento dos artigos nos repositórios institucionais. O indexador é uma fonte de consulta importante para que autores e gestores de repositórios não descumpram o acordo de publicação estabelecido entre o autor e a revista, quando do arquivamento de artigos no repositório das instituições responsáveis pela publicação.

O indexador trabalha com um sistema de cores que é o sistema mais utilizado internacionalmente para categorizar as políticas editoriais das revistas científicas. O sistema foi criado pelo diretório Sherpa/Romeo, que é um serviço similar ao Diadorim, mas tem o foco na região europeia. De acordo com o site do Diadorim, existem quatro categorias para as permissões:

Amarela: permite o armazenamento e acesso da versão pré-print de um artigo. Nesta categoria estão as revistas que permitem que os RI armazenem cópia dos seus artigos somente na versão pré-print (versão do artigo submetida ou não à revista e que, portanto, ainda não passou pelo processo de avaliação).

Azul: permite o armazenamento e acesso da versão pós-print de um artigo. Nesta categoria estão as revistas que permitem que os RI armazenem cópia dos seus artigos, somente na versão pós-print (versão do artigo avaliada pela revista e corrigida pelo autor, que foi ou não publicada).

Branca: apresenta restrições para o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo.

Verde: permite o armazenamento e acesso das versões pré-print e pós-print de um artigo. Nesta categoria estão as revistas que permitem que os RI armazenem cópia dos seus artigos, tanto a versão pré-print como a versão pós-print.

O Josum está na categoria azul por suas características editoriais. A nova indexação é mais um ponto para a reputação do periódico e aumento de sua credibilidade. Veja o registro completo clicando aqui.

Rolar para cima