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Dossiê sobre Tarifa Zero é publicado pelo
Journal of Sustainable Urban Mobility

Editado pelo Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana, Journal of Sustainable Urban Mobility (Josum) publica primeiro dossiê temático com 10 textos, entre ensaios, artigos científicos e entrevista sobre a Tarifa Zero.

Foi publicado hoje (20/03/2023) no Journal of Sustainable Urban Mobility (Josum), periódico científico editado pelo Instituto Multiplicidade, o dossiê Tarifa Zero: transição energética, combate às desigualdades e ampliação da democracia nas cidades. São 09 artigos científicos e ensaios de pessoas pesquisadoras e especialistas do Brasil e Europa sobre o tema da Tarifa Zero e uma entrevista com Lúcio Gregori, um dos pioneiros da ideia no Brasil quando foi secretário do governo Luíza Erundina (1989-1992). A edição tem o apoio institucional da Fundação Rosa Luxemburgo.

O Josum é o primeiro periódico científico brasileiro voltado, exclusivamente, para a mobilidade urbana sustentável. O processo de construção do dossiê Tarifa Zero começou em agosto como uma recomendação do Conselho Editorial para ampliar a participação, principalmente, de estudantes. Em seguida, foram analisados temas de mobilidade urbana que eram relevantes para a atualidade. “As eleições e a adoção do passe livre para permitir que todas as pessoas pudessem ter o direito constitucional de votar foram determinantes para nossa decisão. Além disso, no Instituto sempre defendemos que o transporte público coletivo precisa ser visto como um direito social, o que vai ao encontro das propostas de Tarifa Zero”, explica Glaucia Pereira, editora-chefe do Josum, fundadora e pesquisadora do Instituto Multiplicidade.

Para Marcelo de Trói, gerente de produção editorial do Josum, o dossiê chega num momento crucial para o país. “Estamos vendo um debate cada vez mais crescente sobre a importância da Tarifa Zero como ferramenta, inclusive, para salvar o combalido sistema público de transporte. Em 2023, também comemoramos os 10 anos das Jornadas de Junho de 2013 que colocaram a questão da mobilidade urbana no centro da política nacional”.

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O dossiê traz ensaios, artigos científicos e uma entrevista com visões diversas sobre a Tarifa Zero e relatos de experiências de lugares que já adotaram a política. Em comum, os trabalhos apontam a necessidade de se avançar no entendimento de que a Tarifa Zero é mais um passo em direção à democratização do transporte coletivo, garantindo a sua função pública e o direito fundamental de ir e vir. Os trabalhos, em sua maioria com visão interdisciplinar, transitam também pelos campos do urbanismo, do transporte, da política pública, da antropologia, com reflexões fundamentais e dados valiosos que aprofundam o conhecimento sobre o tema.

Entre as pessoas autoras desta edição estão: Alex Sartori (Universidade Federal de São Paulo), Cristiane Costa Gonçalves (Universidade Federal de Minas Gerais), Daniel Santini (Fundação Rosa Luxemburgo/Universidade de São Paulo), Gabriel Ferreira Fernandes (Instituto de Planejamento Urbano e Regional IPPUR/UFRJ), Giuliana Lopes (Instituto de Planejamento Urbano e Regional IPPUR/UFRJ), Guilherme Moraes da Silva (Universidade de São Paulo), Isabel Aquino (Instituto de Planejamento Urbano e Regional IPPUR/UFRJ), Judith Dellheim (Fundação Rosa Luxemburgo – Berlim), Manuela Kropp (Fundação Rosa Luxemburgo – Bruxelas), Marijke Vermander (Vrije Universiteit Brussel – Bélgica), Paíque Duques Santarém (Universidade de Brasília), Silvana Zioni (Universidade Federal do ABC), Thais Fernandes Pereira (Universidade de São Paulo), Thiago Von Zeidler Gomes (Universidade Federal do ABC), Wojciech Kębłowski (Vrije Universiteit Brussel – Bélgica) e Yara Cristina Labronici Baiardi (Universidade Federal de Pernambuco).
Acesse a edição completa clicando aqui.

Sobre o Josum
O Journal of Sustainable Urban Mobility (Josum) tem o objetivo de publicar artigos científicos com foco em mobilidade urbana sustentável que tenham impacto social, ambiental, econômico ou de governança. O projeto começou a ser desenvolvido em 2021 e hoje conta com um Conselho Editorial formado por pessoas de notório saber em mobilidade urbana e áreas correlatas, além de mais de 130 especialistas que fazem a avaliação dos textos enviados para publicação e recomendam ou não a publicação dos mesmos. De maneira inovadora, o Josum é o primeiro periódico a remunerar esse tipo de trabalho que, em geral, é feito de maneira voluntária. O Josum trabalha com o recebimento de fluxo contínuo e dossiês temáticos, podendo publicar mais de uma edição por ano. Editado pelo Instituto Multiplicidade, o Josum atua em prol de uma ciência aberta, em que as pessoas possam ler e divulgar seus conteúdos, e todos os textos são submetidos à avaliação duplo cega. O periódico promove o acesso e dados abertos. O Josum faz parte da Crossref, e ainda conta com outras indexações como Diadorim, LatinREV, Latindex, Google Scholar, Sumarios, ResearchBib, Eurasian Scientific Journal Index (ESJI) e EuroPub.

Sobre o Instituto Multiplicidade
O Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana (IPMMU) promove conhecimento e transforma pessoas para a construção de cidades melhores e foi fundado em maio de 2017. Trabalha com soluções para governos, organizações e profissionais que buscam serviços e produtos de alta qualidade em mobilidade urbana. Atua também com assessoria técnica, pesquisas, consultoria, cursos e capacitações. O Instituto já atuou em mais de 20 projetos e criou 18 publicações de relevância para os estudos sobre mobilidade urbana no Brasil.

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