fbpx

Iniciativas do Selo Bicicleta Brasil são reconhecidas em live no Dia Mundial Sem Carro

Instituições e empresas responsáveis por iniciativas em prol da bicicleta participaram, no dia 22 de setembro, de evento coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e Ministério da Infraestrutura. Elas foram premiadas com o Selo Bicicleta Brasil, uma iniciativa do MDR para reconhecer ações que incentivam o uso da bicicleta. O Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana está entre as quatro instituições que tiveram ações reconhecidas.

O Selo Bicicleta Brasil, lançado na Semana da Mobilidade de 2021, é destinado ao reconhecimento de empreendimentos, intervenções e iniciativas que incentivam o uso da bicicleta visando à melhoria das condições de mobilidade urbana, de acordo com as diretrizes e objetivos do Programa Bicicleta Brasil (2018) e da Política Nacional de Mobilidade Urbana (2012).

Até o momento, quatro instituições receberam o prêmio:
União de Ciclistas do Brasil – UCB, pelos programas, projetos e campanhas para apoio e incentivo ao uso de bicicletas e sistemas cicloviários;
União de Ciclistas do Brasil – UCB, pela Plataforma Colaborativa Observatório da Bicicleta (Observabici);
Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana, pelas pesquisas e publicações para apoio e incentivo ao uso de bicicletas e sistemas cicloviários;
Empresa Brookfield Properties Brasil Realty, pelos projetos de infraestrutura cicloviária desenvolvidos;
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina – IPPUL, pelo projeto da Rede Cicloviária de Londrina;

Banner de divulgação da live com as iniciativas premiadas pelo Selo Bicicleta Brasil.

A live aconteceu no dia 22 de setembro de 2022, das 10h às 12h, com a participação das pessoas que representavam as instituições responsáveis pelas ações premiadas. A coordenação do evento foi de Marcos Daniel, servidor público federal da carreira de analista de infraestrutura, coordenador geral do MDR e atual diretor interino do Departamento de Projetos de Mobilidade e Serviços Urbanos. Da UCB, participaram Ruth Costa, diretora presidenta, e André Geraldo Soares, coordenador do Grupo de Trabalho de Pesquisa e do Observatório da Bicicleta (ObservaBici). A UCB foi reconhecida por duas iniciativas. Participaram também do evento, Claudio Sayeg, vice-presidente da área de Desenvolvimento e Construção da Brookfield Properties Brasil e Robson Naoto Shimizu, diretor de Projetos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina – IPPUL, que também receberam o prêmio.

Cada uma das pessoas apresentou sua iniciativa e depois respondeu às perguntas dos internautas. O reconhecimento do Selo para a Multiplicidade Mobilidade foi em função das mais de 10 pesquisas realizadas e que tiveram a bicicleta como foco. Nessas pesquisas, foram gerados dados abertos sobre a bicicleta e suas relações com as pessoas, meio ambiente e economia. Durante sua fala, Glaucia Pereira ressaltou que, para o IPMMU, a bicicleta é um veículo sustentável que favorece a saúde das pessoas, uma vez que está inclusa nos modos de transporte da mobilidade ativa. “A bicicleta é um elemento presente em nossas investigações. Lidamos com novas metodologias para coleta de dados sobre a bicicleta no ambiente urbano, assim como diversos tipos de levantamentos e busca por dados secundários e que dizem respeito a este modo ativo de transporte”, explicou. Assista a gravação da live:

Rolar para cima