A NSC, afiliada da TV Globo em Florianópolis (SC), veiculou, no dia 20/03, o primeiro episódio da série ‘Desafios Floripa’ em comemoração aos 350 anos da cidade. A reportagem foi ao ar no Jornal do Almoço e falou dos entraves na mobilidade urbana na capital catarinense. Glaucia Pereira, pesquisadora e fundadora do Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana, foi uma das especialistas ouvidas na reportagem.
Florianópolis possui um dos trânsitos mais congestionados do país, sendo que existem dois moradores por carro na cidade. Diariamente milhares de pessoas se deslocam da ilha para o continente para trabalhar, estudar e realizar afazeres do cotidiano. Segundo a reportagem, só pelo transporte público coletivo, estima-se 220 mil pessoas em deslocamentos diários.
Trajetos de 30 quilômetros podem demorar até uma hora e meia de ônibus, segundo o relato de pessoas que usam o sistema e, além do trânsito, não existe faixas exclusivas. Existe uma concorrência entre o transporte coletivo e o transporte individual. Apesar disso, o tamanho das ciclovias saiu de 77 quilômetros, há 5 anos, para os atuais 192 quilômetros.
Glaucia afirmou que o trânsito interfere muito na qualidade de vida das pessoas. A fala da especialista entra por volta dos 7 minutos. Veja a série completa aqui.