fbpx

Telejornal SP1 da rede Globo faz reportagem sobre Áreas Calmas

Glaucia Pereira, fundadora e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana, foi uma das fontes da reportagem. A cidade de São Paulo é conhecida por ser uma das mais agitadas do mundo, com tráfego intenso e ruas sempre movimentadas. Ainda que de maneira tímida, a prefeitura tem investido em projetos para tornar a cidade mais sustentável e segura para pedestres e ciclistas, como a implantação de Áreas Calmas e a implementação da Visão Zero. Para Glaucia, “nenhuma morte deve ser aceitável”.

A Visão Zero é uma iniciativa internacional que busca a redução de mortes e lesões no trânsito, com o objetivo de tornar as ruas mais seguras para todas as pessoas. Em São Paulo, a prefeitura tem investido em medidas como a implantação de faixas exclusivas para ônibus, a construção de ciclovias e a implantação de semáforos inteligentes, que ajustam o tempo de verde de acordo com a necessidade do tráfego. As Áreas Calmas, ampliadas em alguns pontos como a Zona Norte, são ruas com tráfego reduzido e prioridade para pedestres e ciclistas. Essas áreas são projetadas para oferecer uma experiência de mobilidade urbana mais segura e agradável, podendo incluir espaços verdes e banquinhos para descanso.

A implantação dessas é uma forma de incentivar o uso de modos de transporte mais sustentáveis, como a bicicleta e a caminhada. Além disso, elas também contribuem para a qualidade de vida dos moradores, já que oferecem espaços para lazer e convivência. A medida é mais uma medida para reverter os índices de violência no trânsito na capital paulista. Na última década, segundo a reportagem, foram 797 mortes por atropelamento.

Veja reportagem completa:

Imagens: TV Globo. Veja a edição completa do SP1 do dia 06/02/2023, clicando aqui.
Rolar para cima