Programa veiculado no YouTube e Spotify é produzido pelo Instituto Multiplicidade e tem apresentação de Glaucia Pereira, pesquisadora e fundadora do Instituto. Serão 07 episódios que vão ao ar às terças-feiras de junho e julho, sempre às 16h.
Desde que iniciou a parceria com o projeto Pedale como Marina na criação do Observatório da Impunidade no Trânsito do Brasil, o Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana conseguiu dimensionar as dificuldades de acesso aos dados relacionados a sinistros de trânsito, em especial, aqueles que dizem respeito à morte de pedestres e ciclistas. Assim nasceu a segunda temporada do “Cuidado com o vão entre o trem e a plataforma”, focado nas questões sobre segurança viária, ocorrências, processos e as peculiaridades do sistema de justiça no que diz respeito à punição de crimes de trânsito.
A primeira temporada do programa, veiculada nos canais do YouTube e do Spotify do Instituto Multiplicidade, de abril a agosto de 2022, contou com 20 episódios que somaram aproximadamente 14 horas de conteúdo sobre mobilidade urbana. Só no YouTube já são mais de 5.500 visualizações dos programas, além de mais de 200 reproduções no Spotify.
“O objetivo desta segunda temporada é investigar e trocar informações com especialistas e ativistas para entender como os temas da impunidade do trânsito e da segurança viária se relacionam com as forças policiais, o Ministério Público e o sistema de Justiça”, explica Glaucia Pereira, pesquisadora e fundadora da Multiplicidade, idealizadora e apresentadora do programa.
A segunda temporada tem estreia marcada para o dia 06 de junho de 2023, às 16h e vai contar com 07 novos episódios e surgiu em função do trabalho da Multiplicidade na busca de dados para o Observatório. Um dos convidados desta edição é Guilherme Moraes da Silva, ciclista, especialista em Processo Penal pela Escola Paulista da Magistratura (EPM/TJSP) e bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Católica de Santos (Unisantos). Guilherme é assistente judicial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e mestrando pela Universidade de São Paulo (PPGHDL/Diversitas) e participou dos três primeiros programas. Entre os temas tratados com o especialista estão a complexidade das etapas de um processo que começa no boletim de ocorrência, a instalação de inquérito, passando pelas etapas no sistema de Justiça e a dificuldade da produção e análise de dados. Participam ainda desta temporada: Ana Carboni, da União de Ciclistas do Brasil, o especialista em mobilidade urbana e integrante da Ciclocidade, Flávio Soares, Alex Bager, professor associado ao Departamento de Ecologia e Conservação da Universidade Federal de Lavras, e Maria Claudia Kohler e Paulo Harkot, mãe e pai da ativista Marina Harkot.
Resumo dos episódios da segunda temporada
06/06 – Ep. 21 – Crimes de trânsito – com Guilherme Moraes da Silva
13/06 – Ep. 22 – Boletim de ocorrência e inquérito – com Guilherme Moraes da Silva
20/06 – Ep. 23 – A complexidade da Justiça – com Guilherme Moraes da Silva
27/06 – Ep. 24 – O impacto dos sinistros nas famílias – com Maria C. Kohler e Paulo Harkot
04/07 – Ep. 25 – Incidência política federal – com Ana Carboni
11/07 – Ep. 26 – Velocidade e segurança viária – com Flávio Soares
18/07 – Ep. 27 – Fauna e segurança viária – com Alex Bager
Cuidado com o vão entre o trem e a plataforma
Nas grandes cidades que contam com transporte de massa, a exemplo de trens e metrôs, um aviso se tornou comum: o cuidado que os usuários devem ter com o vão entre o trem e a plataforma ou “mind the gap” nos países de língua inglesa e introduzido em 1969 pelo Metrô de Londres. “Cuidado com o vão entre o trem e a plataforma” é o nome do programa sobre mobilidade urbana que estreou no dia 12 de Abril de 2022 no canal do YouTube do Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade – IPMMU. O nome do programa sugere as lacunas que precisam ser observadas nos estudos sobre a mobilidade urbana no país. A primeira temporada do programa conta com 20 episódios e a segunda temporada, com 07 episódios, será veiculada às terças-feiras de junho e julho, sempre às 16h.
Sobre o Multiplicidade Mobilidade Urbana
O Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana – IPMMU promove conhecimento e transforma pessoas para a construção de cidades melhores. Atuamos nas áreas de pesquisas e dados, divulgação científica e cursos.
SERVIÇO
O quê: Segunda temporada – “Cuidado com o vão entre o trem e a plataforma” com Glaucia Pereira
Quando: 06 de junho de 2023 (estreia) e todas as terças do mês de junho e julho, às 16h – duração: até 45 min.
Onde: no Canal do YouTube do Instituto Multiplicidade Mobilidade https://www.youtube.com/@MultiplicidadeMobilidade
O sistema judiciário precisa fazer valer as leis. Os números estão aí. O trânsito e, principalmente os meios de massa, fazem parte do cotidiano e da vida de praticamente todo mundo. Obrigado pela iniciativa!
Obrigada pela audiência e esperamos vocês na estreia de amanhã.
Gostaria de participar dos episódios,
Como fazer a inscrição?
Oi, Vilecio. Nossos episódios foram gravados com pessoas especialistas que convidamos previamente. O programa vai ao ar amanhã e todas as terças de junho e julho. Você pode fazer seus comentários, no YouTube, que vamos responder. Um abraço e obrigada.