O segundo dia de evento traz um debate urgente: ‘Mudanças Climáticas e a Economia da Bicicleta’, com mulheres que entendem muito do assunto.
A mediação do debate será feita pela Diretora Presidenta da UCB, @anacarboni membra da rede Bike Anjo e Prefeita da Bicicleta pela BYCS, organização internacional com sede em Amsterdã. Ana é formada em Psicologia, tem mestrado em Gestão de Recursos Humanos pelo King’s College London. Retornou em definitivo para Niterói, sua cidade natal, em 2014. Desde então, participa ativamente da promoção da mobilidade por bicicleta no país.
Entre as convidadas estão Glaucia pereira, que é especialista em mobilidade urbana. É bacharel em Física pela USP e mestre em Administração de Empresas com ênfase em métodos quantitativos, também pela USP. É fundadora da Multiplicidade Mobilidade Urbana, empresa que atua com pesquisas e dados que possam contribuir para cidades sustentáveis. Tem experiência em visualização de dados, metodologias de pesquisa, análises de dados, estatística multivariada, pesquisa origem e destino, modelagem de demanda e indicadores de sistemas de mobilidade. É pedestre e ciclista, e junto com organizações da sociedade civil ligada à mobilidade ativa, luta por cidades mais humanas.
Aline Cavalcante é jornalista, nordestina, mãe e ativista da mobilidade ativa e mudanças climáticas. Parte de sua luta está registrada no premiado documentário ‘Bikes vs Cars’, que circula o mundo desde 2015, fomentando o debate sobre planejamento urbano nas grandes cidades. Atualmente está como diretora de Participação Pública na Ciclocidade e como Conselheira Regional do Sudeste da UCB – União de Ciclistas do Brasil.”
Leonildes Nazar (iCS) É cientista política e internacionalista. Maranhense, da ilha de São Luís, dedica-se às agendas de mudanças climáticas, justiça socioambiental e direitos humanos. É membro associada da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras – ABPN e pesquisadora colaboradora do Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas. Atualmente, coordena a iniciativa para Amazônia Urbana no Instituto Clima e Sociedade – ICS, desde 2016.
Confira aqui.