O prêmio é idealizado e organizado pela Associação Transporte Ativo e seleciona iniciativas brasileiras que abordam questões relacionadas à mobilidade por bicicleta.
A Multiplicidade junto com a União de Ciclistas do Brasil recebeu uma menção honrosa no X Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicleta no Brasil, uma iniciativa promovida pela Associação Transporte Ativo. Este prêmio tem como missão destacar e homenagear as iniciativas brasileiras dedicadas a promover o uso da bicicleta como meio de transporte, com a cerimônia de premiação realizada no Rio de Janeiro.
O trabalho intitulado “Caminhos para a Readequação de Velocidades no Brasil: Opinião Pública e Análise das Mortes no Trânsito“, de autoria da Multiplicidade e UCB, foi inscrito na categoria de Levantamento de Dados. Essa categoria reconhece investigações que abordam questões com dados cruciais relacionadas à mobilidade por bicicleta.
No trabalho, fizemos pesquisa inédita com pessoas de diversas capitais, e dentre os principais resultados, concluímos que 8 em 10 pessoas conhecem alguém que morreu no trânsito no Brasil. O estudo serviu de embasamento técnico para a UCB elaborar o texto do PL 2789/2023 que visa readequar as velocidades do Código de Trânsito Brasileiro.
Parabenizamos a Ciclocidade, que ganhou o prêmio na categoria Levantamento de Dados pelo trabalho “Monitoramento de viagens em bicicleta para a cidade de São Paulo”.
Agradecemos a Associação Transporte Ativo por seu compromisso contínuo em fomentar o diálogo e ações que estimulam o desenvolvimento da mobilidade ativa, e estendemos nossas sinceras felicitações a todas as outras iniciativas vencedoras e homenageadas neste evento inspirador. Este reconhecimento reforça nosso compromisso com a promoção de uma mobilidade sustentável e incentiva-nos a continuar trabalhando em prol de cidades melhores.