O webinar Mobilidade Sustentável e Gênero será realizado no dia 9 de dezembro de 2022, das 11h às 13h30, no horário do Brasil. Glaucia Pereira, fundadora e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana fala, a convite do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), fala sobre recomendações de indicadores estratégicos, táticos e operacionais para o monitoramento de violência sexual no transporte público em São Paulo. O webinar é organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) que tem sido a principal autoridade global que determina a agenda ambiental, além de outras organizações a exemplo da MIT e ITDP.
Participam do evento representantes dos países do Programa Global de Mobilidade Elétrica, parceiros nacionais e locais, privados e públicos do projeto ACESSO, além de pessoas da sociedade civil.
A fundadora do IPMMU deve falar às 12h30. Nos 15 minutos de fala, Glaucia vai falar sobre a pesquisa inédita “Transporte para todas: gênero e raça na mobilidade urbana”. À convite do ITDP em parceria Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), o “Transporte para todas” é um projeto do Banco Mundial para a Prefeitura de São Paulo. A publicação, ainda inédita, teve a Multiplicidade como responsável por alguns produtos. Criamos um diagnóstico de mobilidade responsivos ao gênero e sua intersecção com raça. Também elaboramos a estrutura conceitual para estratégia de projeto-piloto de unificação de um canal de atendimento para violência de gênero no transporte público.
Durante o Webinar, moderado por Ludmilla Diniz, da PNUD, será possível conhecer outras experiências que relacionam mobilidade sustentável e gênero. O evento terá tradução simultânea do espanhol para o inglês, do português para o inglês, e do português para o espanhol. Os participantes são partes interessadas locais e nacionais dos ministérios e secretarias de transportes, meio ambiente ou energia. Assim como o meio acadêmico e a sociedade civil.
Assista ao webinar completo abaixo neste link. A fala da Glaucia começa no tempo 1’32″26.