Glaucia Pereira, fundadora e pesquisadora do IPMMU – Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana, e Marcelo de Trói, analista de informação do Instituto, participaram do painel “Discussão de gênero e raça no transporte público” no dia 10 de agosto, às 16h25, no São Paulo Expo, zona sul da capital paulista. O painel aconteceu dentro da Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana que será realizada junto ao LAT BUS – Seminário da NTU, Feira Latino-americana do Transporte, o maior evento em mobilidade urbana da América Latina.
A convite de Carlos Renato Telles Ramos, presidente do Fórum Nacional e de Ailton Brasiliense Pires, presidente da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos, a Multiplicidade Mobilidade marcou presença na reunião para falar sobre gênero e raça. A coordenação do painel foi de Ana Valeria Borges, diretora superintendente executiva de mobilidade urbana de Belém – SEMOB.
Para Glaucia Pereira, a reunião foi uma oportunidade de falar para um público qualificado e que é responsável pela tomada de decisões. “O sistema de transporte público faz parte do ecossistema da mobilidade urbana. Poder falar sobre um tema tão importante para pessoas que ocupam o cargo de direção e gestão de secretarias é uma oportunidade de sensibilizá-las de que são necessárias mudanças estruturais não apenas para o sistema em si, mas também na gestão”, explica Glaucia.
Para Marcelo de Trói, analista de informação do Instituto, foi importante fazer uma incidência política no evento, tendo como foco pesquisas e evidências de dados em mobilidade urbana. “Glaucia e eu dividimos a fala nesse painel. Fiz um percurso histórico sobre as temáticas de raça e gênero na mobilidade urbana. Acredito ser importante mostrar que muitos problemas de hoje são consequência desses fatos históricos e não é possível mudar a realidade sem ter consciência deles”, completa.
Sobre o Fórum
O Fórum de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana é um espaço não institucional, constituído por secretários e dirigentes de empresas públicas de transporte e/ou de trânsito, que se reúnem periodicamente para compartilharem dúvidas e experiências e propor estudos e projetos, bem como recomendar alterações na legislação pertinente a cada tema específico, com intuito da melhoria da qualidade da mobilidade urbana, dos transportes e do trânsito. O Fórum Nacional foi criado no dia 21 de junho de 1990, por recomendação da Frente Nacional de Prefeitos, em reunião realizada em setembro de 1989, na cidade de Campo Grande – MS.
Assista à reunião completa do dia 10 de agosto, clicando aqui. A participação da Multiplicidade começa no tempo 2’56″30.