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Multiplicidade opina sobre o aumento dos subsídios para o transporte coletivo da capital paulista

Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana (IPMMU) foi ouvido em reportagem do portal G1 sobre o aumento do subsídio para a cidade de São Paulo. Apesar do aumento, estima-se que frota está 7% menor se comparada à frota de 2019, antes da pandemia. Segundo a reportagem, até outubro de 2022, a cidade contava com 11.925 ônibus disponíveis para atender a população; no mesmo período de 2019, eram 12.860.

O IPMMU foi ouvido sobre o aumento subsídio e justificativa sobre a demanda usada pelo prefeito em exercício. Segundo a reportagem, publicada no dia 04 de novembro de 2022, o prefeito em exercício da cidade de São Paulo, Milton Leite, liberou, por decreto, subsídio para bancar o transporte público na cidade quase 30% maior do que em 2021. Segundo apurou o G1, são mais de R$ 492 milhões, valor que supera o orçamento anual de algumas secretarias.

A reportagem traz detalhes do decreto e mostra que, apesar do aumento do subsídio, o transporte público em São Paulo está aquém do esperado pela população: “(…) a longa espera nos pontos de ônibus da cidade de São Paulo é a principal reclamação sobre a SPTrans entre os moradores que ligam no 156”, afirma o texto.

De acordo informações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), entre 2020 e 2021, o total de veículos nunca ultrapassou os 12 mil ônibus que circulavam no período pré-pandemia, constatando que não houve ampliação do serviço. A SPTrans disse para os repórteres que mantém a frota da cidade “sempre acima da demanda”. Em sua declaração para a reportagem, Glaucia Pereira, pesquisadora da Multiplicidade, afirmou que a demanda de passageiros muda de bairro para bairro e também sofre alterações conforme o horário do dia: “Essas medição da demanda da frota deles não faz muito sentido. Eles pegaram um valor antes da pandemia como se aquilo fosse a demanda do contexto atual, mas não me parece ser uma forma adequada de medir porque isso é alterado conforme o bairro e o horário”, completou a fundadora do IPMMU. Leia a reportagem completa clicando aqui. O texto também foi replicado pelo Jornal de Floripa e pode ser lido aqui.

1 comentário em “Multiplicidade opina sobre o aumento dos subsídios para o transporte coletivo da capital paulista”

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