Parceria do Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana com o projeto Pedale como Marina foi destaque em reportagem do jornal O Globo. A reportagem traz a mobilização da sociedade civil para reverter os dados alarmantes sobre mortes de trânsito no Brasil com destaque para o Observatório da Impunidade.
A reportagem foi publicada na edição impressa do dia 25 de novembro de 2022 e trouxe como desta a transformação do luto em luta. Especialistas demandam redução de velocidade em vias públicas para enfrentar tragédia de quase quatro mortes por hora em sinistros de trânsito no país. Uma das iniciativas apontadas na matéria foi o Observatório da Impunidade que reunirá, de forma pioneira, dados nacionais sobre atropelamentos e mortes de ciclistas.
“Além da fundamental redução da velocidade nas vias, precisamos modificar a percepção jurídica sobre a intencionalidade das mortes. Nos recusamos, por exemplo, a usar ‘acidente de trânsito’. O correto é sinistro”, afirmou Glaucia Pereira, uma das principais fontes ouvidas na matéria. Leia o texto completo clicando aqui. Ou baixe o PDF abaixo:
PAGINA_L, OGlobo 25-11-2022, Nacional%1 – Brasil
Pingback: Retrospectiva 2022: confira alguns destaques da aparição da Multiplicidade na grande mídia