Telejornal da TV Globo faz reportagem sobre o aumento de multas no transporte coletivo e ouve Multiplicidade. Número de atropelamentos na cidade de São Paulo e região metropolitana aumenta e preocupa.
O Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana sempre teve como uma das linhas de pesquisa a readequação das velocidades no trânsito. Acreditamos que ela é uma premissa fundamental para a construção de cidades melhores. Também acreditamos que as pessoas podem ser transformadas para que a mudança na cidade aconteça e isso é fundamental quando falamos da prestação de serviço.
No dia 02 de fevereiro, a Glaucia Pereira, pesquisadora e fundadora do Instituto Multiplicidade, foi ouvida na reportagem do Telejornal SP2 da TV Globo. As multas no transporte coletivo na cidade de São Paulo aumentaram de maneira assustadora. Saltaram de 89.940, em 2019, para quase 300 mil multas em 2022.
O atropelamento de pessoas tem acontecido diariamente com mortes e lesões graves. Imprudência de quem conduz o ônibus, mas não apenas. Para Glaucia Pereira, as responsabilidades devem ser compartilhadas entre a Prefeitura de São Paulo, SPTrans e também as concessionárias. Elas são responsáveis pela seleção das pessoas que vão conduzir milhares de usuárias e usuários, todos os dias. É preciso treinamento, capacitação e respeito pelas pessoas. Assista a reportagem completa: