fbpx

Mobilidade urbana no Ceará: programa entrevista Glaucia Pereira

Fortaleza é reconhecida como uma das cidades do Brasil que mais investiram em mobilidade urbana nos últimos anos. A TV Diário, afiliada da TV Globo no Ceará, criou uma série especial para discutir o tema. 

No episódio 27, o Mobilidade Urbana traz dicas e reflexões sustentáveis sobre a forma como nos locomovemos pela cidade e também dá destaque para a questão de gênero. Glaucia Pereira, pesquisadora e fundadora do IPMMU, foi destaque no programa, falando sobre os desafios das cidades e explicando porque escolheu Fortaleza para viver atualmente. “É uma das cidades mais pedaláveis do Brasil. Mobilidade urbana é uma ferramenta de acesso. Usamos para acessar a cidade. É importante poder chegar nos lugares”, explicou Glaucia. 

Falando sobre a questão de gênero, a pesquisadora disse que existem mais homens que  mulheres pedalando e que isso é uma questão cultural. “Para os meninos sempre são dados brinquedos e brincadeiras ligadas ao movimento. As mulheres são mais propensas a utilizar o transporte coletivo e isso também é uma questão da sociedade machista. Em Fortaleza vejo mais mulheres pedalando e transportando mais coisas e crianças”, afirmou a especialista. 

Dentre outros assuntos, Glaucia também deu destaque para as políticas públicas, ressaltando que, na maioria das vezes, elas são feitas para um usuário padrão. “Um exemplo simples é a barra que seguramos no metrô, ela não possui altura ideal para as mulheres e isso influencia também na mobilidade e no dia a dia”, afirmou Glaucia.

A série Mobilidade Urbana vai ao ar de segunda a sexta às 22h e aos sábados e domingos em dois horários, às 13h e 17h. Para assistir ao programa veiculado no dia 22 de abril de 2022 com a participação de Glaucia Pereira, clique aqui.

Rolar para cima