fbpx

Journal of Sustainable Urban Mobility publica volume 2

Foi publicado hoje o volume 2 – edição número 1 do Journal of Sustainable Urban Mobility, o Josum. A edição traz um artigo científico sobre mobilidade ativa no entorno escolar.

Falar sobre mobilidade urbana ativa no entorno escolar é um assunto de extrema importância, haja vista que a ida de crianças e adolescentes para a escola, principalmente em se tratando da classe média, é um dos fatores de congestionamento das vias. Além disso, em caso de escolas públicas, muitas crianças seguem para elas caminhando. O volume 2 do Journal of Sustainable Urban Mobility, o Josum, publica hoje um artigo importante sobre o tema.

Intitulado “Mobilidade urbana sustentável com ênfase em mobilidade ativa no entorno escolar”, o artigo é assinado por Ludmilla Francisca Duarte, Caio Fernandes Matsuoka, Paulo Roberto de Assis Franco, Silvia Stuchi Cruz e Sonia Regina Paulino, pessoas vinculadas à Universidade de São Paulo, a USP. O texto é o terceiro artigo publicado pelo Josum e foi avaliado pelos pares de forma duplo cega e aprovado para publicação no final do mês de junho. O objetivo do trabalho foi discutir a mobilidade urbana sustentável enfatizando a mobilidade ativa no entorno de uma escola pública situada na Vila Cisper, bairro na Zona Leste da cidade de São Paulo (SP). Na pesquisa, as pessoas autoras utilizaram dados da Pesquisa Origem e Destino do Metrô, ferramentas digitais e levaram em consideração quatro categorias de análise: sinistros, qualidade de calçadas, finalidades e modos dos deslocamentos. 

O trabalho mostra que as calçadas passaram por medidas corretivas a partir do Plano Emergencial de Calçadas, o que é muito importante levando-se em conta que a maioria das viagens na área de estudo é realizada por crianças que utilizam o modo a pé como principal meio de deslocamento. Os resultados do artigo também evidenciam a necessidade de transparência, disponibilização de dados e accountability, visando participação, controle social e monitoramento de dados.

Glaucia Pereira, editora-chefe do Josum, comemorou a publicação de mais um volume do Journal e reforçou a importância da avaliação às cegas, por pares. “Os artigos aprovados pela equipe editorial do Josum passam por um processo rigoroso de avaliação dos pares. Além disso, temos diretrizes de dados abertos que precisam ser respeitados para o artigo ser aceito e um processo bastante cuidadoso de editoração”.

Fluxo contínuo está aberto para submissões

Encontra-se aberta, de maneira permanente, a submissão de trabalho no fluxo contínuo do Journal of Sustainable Urban Mobility. Para ser publicado, o texto precisa estar dentro do escopo da revista. Depois de submetido, ele passa por uma avaliação de pares, de maneira duplo cega e depois recebe um parecer sobre ser aceito, rejeitado ou aceito com modificações que devem ser feitas de maneira obrigatória. Assim que aprovado, a pessoa autora precisa realizar o pagamento da taxa conhecida como Article Processing Charges (APC) que garante a continuidade do processo de revisão e editoração do artigo. A partir da submissão e parecer do trabalho, a gerência do Josum garante um prazo máximo de 70 dias para o artigo ser publicado, tempo recorde se pensarmos nos prazos médios de avaliação e publicação dos periódicos científicos brasileiros.

Rolar para cima