Intitulada “Mobilidade: plataforma de passagens para ônibus avança no mercado nacional”, reportagem mostra que startup digitaliza cadeia de serviços rodoviários, reduzindo preço de passagens em até 50% enquanto aumenta o lucro das companhias de transporte. Para Glaucia Pereira, pesquisadora da Multiplicidade, ouvida pela reportagem, georreferenciamento é essencial para as pesquisas em mobilidade urbana.
Com a inflação nas alturas, atividades básicas como se locomover entre cidades ficam mais caras, o ônibus rodoviário passou a ser a principal opção de locomoção intermunicipal para as pessoas do Brasil, segundo reportagem da Revista Isto É Dinheiro. Publicada no dia 02 de dezembro e escrita pelo jornalista Victor Marques, a reportagem diz que o aumento do valor dos carros também fez com que mais pessoas procurassem o ônibus como meio de transporte.
O texto fala das startups que entraram no mercado da mobilidade urbana. Com R$ 28 milhões investidos em tecnologia, a startup Embarca quer concorrer no mercado de marketplaces de passagens de ônibus com uma solução que reduz o preço das passagens enquanto aumenta o lucro das companhias.
A Multiplicidade foi procurada para falar do georreferenciamento dos ônibus. Glaucia citou a pesquisa em 17 cidades brasileiras que revelou que nem todas possuíam dados georreferenciados e abertos dos ônibus. “Ter dados em formatos abertos facilita que aplicativos sejam desenvolvidos para diversas utilidades e para que as pessoas programem melhor os trajetos, além de ser imprescindível para fiscalização da prestação de serviço”, afirmou.
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