fbpx

Instituto Multiplicidade é chamado para comentar a eletrificação da frota de ônibus da cidade de São Paulo

No dia 09 de novembro de 2022, o Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana foi chamado para comentar a mudança da frota de ônibus da cidade de SP para veículos não poluentes no telejornal SP2 da TV Globo. Desde que anunciou que não vai mais permitir que as empresas que prestam serviço de transporte coletivo em São Paulo não poderão mais adquirir ônibus movido à diesel, que devem ser substituídos por elétricos, a Prefeitura tem sofrido críticas por parte do setor.

O mercado estima que os custos para fazer a transição podem chegar a R$ 4,6 bi. Embora não tenha sido veiculada na íntegra, a Glaucia Pereira, fundadora e pesquisadora do IPMMU, foi categórica em afirmar que é preciso transparência da prefeitura de São Paulo, principalmente em relação aos valores.

Glaucia disse ainda ser fundamental a participação da sociedade nesta decisão. Fora esta observação, fica evidente na entrevista, que o IPMMU defende a eletrificação da frota. Ela trará benefícios importantes para a capital paulista, principalmente no que diz respeito à qualidade do ar. Além disso, é uma medida importante para diminuir a emissão de gases de efeito estufa. No mais, é preciso mais que eletrificação, o poder público precisa trabalhar em outras frentes para cumprir as metas climáticas, o que significa um maior incentivo à mobilidade ativa e à mobilidade urbana sustentável. Veja a matéria completa neste link. Se preferir, veja o vídeo logo abaixo:

Rolar para cima