fbpx

Dados da Multiplicidade sobre frota de bicicleta em reportagem no site do Ministério do Turismo

O site do Ministério do Turismo (MTur) do governo federal do Brasil publicou reportagem sobre cicloturismo na qual utiliza dados coletados por Glaucia Pereira, pesquisadora e fundadora do Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana (IPMMU). A frota de mais de 33 milhões de bicicletas no país consta em artigo publicado na edição 1 e 2 do volume 1 do Journal of Sustainable Urban Mobility, Josum, periódico científico editado pelo Instituto.

A reportagem publicada pelo Ministério do Turismo fala do apoio do órgão para o desenvolvimento das trilhas brasileiras, essenciais para o desenvolvimento do cicloturismo. Recentemente, o MTur disponibilizou um manual intitulado “Trilhas do Brasil: manual de estruturação e promoção turística das Trilhas de Longo Curso”, feito em parceria com o Meio Ambiente (MMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para estimular o uso da bicicleta no Turismo.

Sobre os dados coletados pela Multiplicidade, o MTur afirma: “No Brasil existem cerca de 33.230.198 bicicletas, sendo Aracaju, Belém e Recife as cidades que mais se destacam pela aquisição do objeto. É o que revela a pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana realizada em 2021. Para usar esse meio de transporte com segurança, o turista têm a disposição mais de 100 cidades e cerca de 18 rotas de cicloturismo espalhadas de norte a sul e com percursos estruturados e ligados ao ciclismo”.

Leia reportagem completa no site do Ministério clicando aqui. O texto foi replicado no Portal R10 do Piauí, veja aqui.

Rolar para cima