Em seu artigo de estreia, a fundadora e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana, fala sobre a importância dos planos municipais de mobilidade. Para Glaucia, cidades que planejam sua mobilidade urbana se transformam em lugares melhores para se viver.
O Connected Smart Cities & Mobility é um evento sobre cidades inteligentes e mobilidade urbana que envolve empresas, entidades e governos. Eles possuem uma plataforma que tem como missão encontrar o “DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas”. Recebemos o convite para a participação da Glaucia em colunas trimestrais falando sobre mobilidade urbana.
Para Glaucia, o plano municipal de mobilidade urbana é um ponto central para a melhoria das cidades, mesmo para aquelas com menos de 20 mil habitantes que não são obrigadas a criarem um PlanMob. “Um plano de mobilidade é uma estratégia que visa organizar e melhorar o deslocamento dentro de uma cidade, considerando diferentes modos de transporte, mas priorizando o transporte público e os modos ativos, a exemplo das bicicletas e das pessoas que caminham. O plano deve definir ações voltadas à melhoria da acessibilidade e mobilidade, o que significa pensar nas pessoas com deficiência, naquelas com mais idade, nas crianças e de que maneira podemos garantir o acesso de todas as pessoas à cidade e ao que ela nos oferece”.
Leia o artigo completo intitulado “Planejar a mobilidade urbana transforma as cidades em lugares melhores” clicando aqui.
Planejamentos inteligentes que melhoram a mobilidade de uma cidade se desdobram em inúmeros benefícios para a sociedade. É algo que deveria ser mais valorizado e incentivado
Com absoluta certeza! Obrigada pelo comentário.