fbpx

Reportagem sobre costume sustentável cita dados da Multiplicidade

O “Um Só Planeta” é um site hospedado no Portal Globo.com e dirigido por ambientalistas: “Nascemos para escrever com você uma nova história para a Terra” é um dos lemas do site. Reportagem assinada por Nicole Gasparini mostrou sete regiões brasileiras que lideram os hábitos de consumo sustentável no país, citando dados levantados pelo Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana.

O texto explica que em um país com dimensões continentais como o Brasil é difícil mensurar os hábitos saudáveis da população: “Cada região, estado e município reflete diretamente seu contexto sociopolítico e econômico e depende da ação coordenada do poder público e do setor privado para incentivar e conscientizar seus cidadãos a respeito dos efeitos positivos dessas ações”.

A reportagem levou em conta o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC), ferramenta do Instituto Cidades Sustentáveis que oferece uma visão integrada dos mais de cinco mil municípios brasileiros a partir dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O texto cita as cidades com maiores pontuações em sete hábitos sustentáveis: 1-Plantar árvores, 2-Economizar água, 3-Separar resíduos, 4-Consumir orgânicos, 5-Usar bicicleta, 6-Evitar consumo de carne bovina, e 7-Utilizar energia solar.

No quesito 5, a reportagem citou a capital do Espírito Santo, Vitória, como exemplo de cidade que usa bicicleta: “A nível global, os meios de transporte contribuem com 25% das emissões globais de gases de efeito estufa. Deixar de usar carro ou transportes públicos e andar de bicicleta, por exemplo, se tornou uma alternativa econômica e sustentável para melhorar este dado. Uma pesquisa realizada pela Multiplicidade Mobilidade Urbana revelou que o Brasil tem uma frota estimada de mais de 33 milhões de bicicletas, sendo a cidade de Vitória (ES) líder da pesquisa com maior concentração de bikes, seguida de Campo Grande (MS) e Aracaju (SE)”.

Leia o texto completo, clicando aqui.

Rolar para cima