O movimento Pedale como Marina promove pedalada, atividades acadêmicas e lança Observatório da Impunidade do Trânsito no Brasil nos dois anos do atropelamento e morte de cicloativista. Os eventos acontecem nos dias 6, 7 e 8 de novembro. No dia 6/11 (domingo) está sendo organizada uma pedalada na cidade de São Paulo para mobilizar e sensibilizar a população, a imprensa e o poder público para a construção de cidades mais humanas, acessíveis e seguras, principalmente para as mulheres.
Para celebrar sua vida e memória, familiares, amigos e ativistas promovem pedaladas e diversas atividades com o objetivo de amplificar seu legado vivo e sua luta, fonte inesgotável de afeto, união e força. “Esses eventos nos ajudam a manter a importância do tema em evidência e reforçar sobre a urgência da reflexão e mudança de comportamento por cidades mais solidárias e amorosas com os ciclistas e todos os cidadãos. Atropelar ciclista NÃO é acidente! A justiça precisa ser feita!”, disse Maria Cláudia Kohler, mãe de Marina.
O evento presencial acontece nos dias 07 de novembro, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP) e no ambiente online, no dia 08. Na ocasião será lançado o Observatório da Impunidade do Trânsito no Brasil, projeto que tem a participação do Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana.
O evento acontece na sala de estudos que leva o nome da ativista e fica no prédio de Filosofia e Ciências Sociais da Faculdade. A ocupação é uma maneira de lembrar Marina e tantas outras pessoas que são vítimas de sinistro de trânsito no Brasil. O atropelamento de Marina causou enorme comoção e a vontade de cicloativistas, amigos a familiares em dar um basta nas mortes de ciclistas no trânsito.
O Pedale como Marina é um movimento de pessoas da sociedade civil, pesquisadores, ativistas, mãe, pai, parentes, amigos e amigas de Marina Kohler Harkot. É um instituto com a missão de manter e difundir o legado, pensamento e ações de Marina e divulgar estudos, dados e ações para colocar em pauta a violência do trânsito da cidade de São Paulo e de outros locais do Brasil.
Confira os detalhes da programação:
Domingo, 06/11
Pedalada na cidade de São Paulo: concentração na avenida Paulo VI x Rua Lisboa (mural da Marina) às 10h30
Segunda-feira, 7/11
Local: Sala de estudos Marina Kohler Harkot. A sala fica no prédio de Filosofia e Ciências Sociais da FFLCH-USP, localizada na Rua do Lago, 717 – Cidade Universitária | São Paulo-SP.
9:00 – 10:30 | Sala de Estudos Interdisciplinares Marina Kohler Harkot
10:45 – 12:00 | Lançamento do site Pedale Como Marina e Observatório da Impunidade do Trânsito no Brasil – OITB
14:00 – 15:30 | Conhecimento acadêmico e arte urbana – pontes e vales
15:45 – 17:15 | Movimentos de familiares de vítimas
Terça-feira, 8/11
SOMENTE ONLINE
17:00 – 18:45 | Mulheres na política