A Organização das Nações Unidas reconheceu os esforços do Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana no avanço dos dez princípios do Pacto Global e que envolvem as áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anti-corrupção. No dia 11 de fevereiro, Glaucia Pereira, fundadora do IPMMU, escreveu uma carta ao secretário geral da ONU, António Guterres, comunicando o progresso da empresa ao adotar os dez princípios do Pacto.
Na carta, o Instituto assumiu o compromisso de implementar os princípios relatados na iniciativa e fazer com que eles se tornem parte da estratégia, da cultura e das operações cotidianas do IPMMU. Glaucia disse que o Instituto está comprometido a se envolver em projetos cooperativos que promovam os objetivos mais amplos de desenvolvimento das Nações Unidas, em particular os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “A Multiplicidade Mobilidade Urbana fará uma declaração clara desse compromisso com os interessados e o público em geral”, afirma a carta.
Desde 2021, a Multiplicidade passou a ser signatárias do Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, se comprometendo com os princípios.”Assumimos a responsabilidade de contribuir para o alcance dos ODS e do plano de ação da Agenda 2030″, escreveu Glaucia.
Para manter a participação no Pacto Global, é necessário o envio anual de uma Comunicação do Progresso (COP), descrevendo os esforços da empresa na implementação dos dez princípios. Na comunicação de 2022, a Multiplicidade descreveu as inciativas realizadas no último ano e reforçou o apoio, a responsabilidade pública e a transparência do Instituto, com um relatório detalhado das ações realizadas no último ano.
Além da declaração assinada pela fundadora, expressando o apoio contínuo ao Pacto Global e renovando o compromisso contínuo com a iniciativa e seus princípios, foram encaminhadas as descrições das ações realizadas pelo IPMMU com uma medição dos resultados, ou seja, o grau em que as metas e indicadores de desempenho foram cumpridos, além de outras medições qualitativas e quantitativas dos resultados.
Para ter acesso ao documento, acesse a área da Multiplicidade no site das Nações Unidas clicando aqui.