O Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana foi destaque na matéria da Folha de São Paulo publicada no dia 14 de setembro e que tratou sobre o manifesto lançado pela União de Ciclistas do Brasil. A UCB é parceira da Multiplicidade e está liderando um manifesto para readequação das velocidades dos automóveis, o que está em sintonia com nossas investigações e que, com a certeza, será uma medida fundamental para a construção de cidades mais humanas e melhores para se viver.
A Folha explicou que, no manifesto da UCB, a readequação de velocidades nas vias urbanas brasileiras servirá para embasar uma proposta de projeto de lei que será apresentada no Congresso em 2023. Pelo documento, a reivindicação será a de reduzir as máximas de 80 km/h para 60 km/h. Já as vias que atualmente têm máxima de 60 km/h devem ser reduzidas para 50 km/h. Outra reivindicação é a revogação do parágrafo 2º do artigo 61 do Código de Trânsito Brasileiro, pelo qual a autoridade local está autorizada a determinar velocidades maiores ou menores que as previstas no código.
A reportagem ainda diz: “A UCB contratou o instituto Multiplicidade Mobilidade Urbana para produzir uma pesquisa a respeito da opinião de motoristas em cidades brasileiras sobre velocidade e mortes no trânsito. O relatório final, apesentado em abril, mostrou que um quinto das pessoas já perdeu familiares no trânsito e que praticamente quatro em cada cinco (82%) conhecem alguém que morreu nessas circunstâncias”.
Para ler a reportagem completa, clique aqui.