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Mobilidade urbana sustentável para cidades pequenas

Sua prefeitura precisa fazer um Plano de Mobilidade Urbana e possui orçamento reduzido? Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

O corpo técnico da prefeitura é pequeno e não conta com especialistas em mobilidade?

Somente 13% os municípios entre 20 mil e 100 mil habitantes possuem secretaria exclusiva ou autarquia de mobilidade urbana, de acordo a pesquisa MUNIC 2020, do IBGE.

Os planos de mobilidade que existem por aí são difíceis de serem adaptados para o seu município?

85% dos municípios entre 20 mil e 100 mil habitantes ainda não fizeram seus planos de mobilidade urbana, também de acordo com a MUNIC 2020.

Seu município precisa fazer um Plano de Mobilidade Urbana para garantir financiamentos

Todos os municípios acima de 20 mil habitantes devem ter seu PlanMob, de acordo com a Lei 12.587/2012.

Tenha um plano de mobilidade de forma eficiente, com a condução e dados providos pelo Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana.

✔ Fique quite com o Governo Federal e receba recursos orçamentários;
✔ Faça um PlanMob coerente, de acordo com os princípios da sustentabilidade da Política Nacional, e com os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU;
✔ Saiba como utilizar o plano para captar recursos destinados à mobilidade urbana;
✔ Entenda como conduzir as discussões junto à população, construindo um plano inclusivo e participativo;
✔ Tenha clareza quanto aos impactos e as prioridades de cada ação;
✔ Garanta o bem estar da população em termos de mobilidade urbana para as próximas décadas.

Conheça  a nova forma de se fazer plano de mobilidade urbana

O PlanMob 20•100 é um protocolo que visa facilitar a elaboração de planos de mobilidade urbana para municípios brasileiros.

Plano de mobilidade urbana em 6 meses

Uma das principais qualidades do PlanMob 20•100 é a sua praticidade, que permite que os gestores públicos possam ter um plano de mobilidade em mãos em um período de 6 a 8 meses.

Produto acessível para cidades pequenas

O PlanMob 20•100 é compatível com o processo de dispensa de licitação descrito na Lei nº 14.133 de 01 de abril de 2021, a nova lei de licitações, o que o torna acessível para pequenos municípios.

Feito por quem tem autoridade

Somos especialistas em mobilidade urbana e a análise de dados e pesquisas constituem a base do nosso trabalho. Por isso, conseguimos garantir um plano de mobilidade eficiente e que proporcione benefícios reais ao município.

Como funciona

Para garantir sua eficiência mesmo em um curto período de tempo, o PlanMob 20•100 é segmentado em 5 eixos de trabalho. Esses eixos permitem que os gestores públicos transitem pelas soluções mais adequadas para seus respectivos contextos locais.

Eixo 1: Governança e transparência

O PlanMob 20•100 valoriza a governança e a transparência na elaboração de planos de mobilidade urbana. Isso porque o processo de elaboração envolve a participação ativa da comunidade e dos diversos setores envolvidos na questão da mobilidade urbana, como organizações da sociedade civil, empresas e instituições públicas. Esse diálogo aberto garante transparência e alinhamento com as necessidades da população, resultando em uma mobilidade urbana mais sustentável e inclusiva. Além disso, o PlanMob 20•100 oferece orientações claras de responsabilidades e atribuições, proporcionando uma gestão eficiente e sustentável das políticas de mobilidade urbana.

Eixo 2: Mobilização e participação social

O PlanMob 20•100 é um plano de mobilidade urbana que prioriza a participação social, envolvendo a comunidade e outras partes interessadas. Com audiências públicas e consultas, as necessidades da população são consideradas no planejamento. Os cidadãos têm voz ativa, contribuindo com sugestões e ideias, garantindo transparência e legitimidade. Utilizando ferramentas online, o processo é eficiente e preciso, coletando informações de forma rápida para um plano abrangente e detalhado.

Eixo 3: Capacitação

O PlanMob 20•100 possui um eixo de capacitação voltado para gestores de mobilidade urbana. Esse treinamento prepara profissionais para lidar com os desafios da área, desde políticas públicas até a gestão de sistemas de transporte. Os módulos abrangem conceitos básicos e avançados, fornecendo informações atualizadas e ferramentas para decisões mais assertivas. A capacitação melhora a atuação dos gestores, promove políticas eficientes e integradas, e contribui para uma mobilidade urbana sustentável. Além disso, valoriza os profissionais e fortalece o setor, resultando em melhor qualidade de vida nas cidades.

Eixo 4: Sistematização e análise de dados

Em municípios pequenos, as informações sobre mobilidade urbana podem ser desatualizadas ou difíceis de acessar. Este eixo propõe a utilização de bases de dados nacionais aliadas a informações locais para análises qualificadas. Com o PlanMob 20•100, é possível embasar decisões em diversas fontes de dados, como estatísticas, transporte público, tráfego e pesquisas de opinião pública. A sistematização e criação de indicadores fornecem uma visão abrangente da mobilidade urbana, permitindo acompanhar mudanças e avaliar a efetividade do plano.

Eixo 5: Planejamento efetivo e ações implementáveis

Nosso objetivo é que o plano de mobilidade do seu município não fique só no papel. Para isso, ele deve ser coerente com a realidade local e aderente às capacidades técnicas e orçamentárias do município. As ações são complementadas pela participação de gestores públicos e da população, garantindo a escolha das prioridades por meio da participação social. Isso resulta em ações que atendem às demandas da cidade, promovendo uma mobilidade eficiente, acessível e sustentável, além de aumentar a legitimidade do plano ao refletir a realidade e as necessidades do município e seus habitantes.

Por que agora é a hora de fazer o Plano de Mobilidade Urbana do município?

O prazo estabelecido pela Política Nacional de Mobilidade Urbana – PNMU para que municípios com até 250 mil habitantes tenham um Plano de Mobilidade Urbana está em processo de prorrogação para 12 de abril de 2025.

Este prazo pode até parecer longo, mas a elaboração de um Plano de Mobilidade, desde o processo de licitação até a aprovação na câmara, pode demorar mais de um ano para ser concluída.

No PlanMob 20•100, nós garantimos mais agilidade nos processos, porém, ainda é fundamental que a prefeitura inicie seu PlanMob 20•100 o quanto antes, considerando os trâmites administrativos e os períodos de recesso da gestão municipal.

Em uma linha do tempo, vamos te mostrar as etapas necessárias para sua prefeitura ter um Plano de Mobilidade e cumprir o prazo da PNMU. Veja porque seu município deve começar agora.

1. Processo licitatório e contratação

É o primeiro passo para as prefeituras que desejam criar o PlanMob e que, em um plano convencional, pode durar em torno de 6 meses. No PlanMob 20•100 esse processo é muito mais ágil, demorando cerca de 3 meses, pois somos compatíveis com o processo de Dispensa de Licitação (conforme Lei nº 14.133 de 01 de abril de 2021). Esta etapa envolve as reuniões iniciais, elaboração do Termo de Referência (TDR), consultas de preço e publicização da Dispensa, por meio eletrônico.

2. Elaboração do Plano de Mobilidade

Nesse período, trabalharemos duro na elaboração do PlanMob 20•100 do seu município. Serão incluídas orientações de responsabilidades e atribuições, audiências públicas, consultas, treinamento para a equipe, sistematização e análise de dados, além do planejamento de ações de curto, médio e longo prazo. Em um Plano de Mobilidade comum, esta etapa levaria cerca de um ano, mas com nossa metodologia, conseguimos trabalhar na elaboração do plano em um período de apenas 6 a 8 meses.

3.  Aprovação na Câmara Municipal

Após finalizado o plano, estima-se que ele leve de 3 a 4 meses para ser aprovado na Câmara Municipal, isso sem considerar os períodos de recesso. Esse tempo pode ser crucial para as prefeituras terem o plano em tempo hábil. Para não termos esses problemas, no PlanMob 20•100, propomos a articulação com a Câmara desde o início dos trabalhos, minimizando futuros impasses para a aprovação do plano. Ainda assim, quanto antes a minuta for apresentada à Câmara, melhores as condições de discussão e de participação social.

4. Consolidação e divulgação do PlanMob

Após todo o processo concluído e aprovado, é necessário que a prefeitura informe sobre a existência e aprovação do PlanMob para a Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (Semob).

A partir de 12 de abril de 2025, a prefeitura que ainda não tenha seu plano aprovado estará impedida de receber recursos federais destinados à mobilidade urbana. Confira abaixo os cenários e veja por que seu município deve começar agora.

Começando um Plano de Mobilidade convencional este ano

A elaboração de um plano convencional pode demorar cerca de 20 meses, sem contar os períodos administrativos e recessos. Com isso, os prazos ficam apertados e a Prefeitura corre o risco de extrapolar o prazo previsto pela PNMU, mesmo com a prorrogação.

Começando o PlanMob 20•100 este ano

Ao elaborar o plano de mobilidade dentro de nossa metodologia, você garante que ele será finalizado e consolidado ainda nesta gestão e nesta legislatura, podendo ser usado para planejar e cobrar as gestões seguintes. Além disso, finalizando o plano com antecedência, você evita que o processo de discussão do PlanMob seja prejudicado pelo período eleitoral.

Compare os Planos de Mobilidade

Outros planos de mobilidade


✘ Demoram mais de um ano para finalizar o plano; 

✘ Custam muito caro para a prefeitura;

✘ Precisam passar por um longo processo de licitação;

✘ Deixam a articulação com a Câmara para depois dos trabalhos técnicos.

✔ Plano de mobilidade urbana pronto em 6 meses;

✔ Preço acessível para a prefeitura;

✔ Compatível com o processo de dispensa de licitação, o que agiliza sua implementação;

✔ Oferece instrumentos para fomentar o engajamento da Câmara desde o início dos trabalhos técnicos.

Conheça quem faz o PlanMob 20•100

O Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana – IPMMU é uma organização que oferece soluções para governos, organizações e profissionais.

Em 6 anos de história, atuamos com a produção de conhecimento e análise de dados em mais de 20 projetos e criamos mais de 20 publicações de relevância para os estudos sobre mobilidade urbana no Brasil.

Em 2022, recebemos o Selo do Programa Bicicleta Brasil do Ministério de Desenvolvimento Regional, que reconhece que nossas pesquisas e publicações apoiam e incentivam o uso da bicicleta e de sistemas cicloviários.

Colaboramos no desenvolvimento da mobilidade urbana das cidades pequenas, a partir de um plano de mobilidade eficiente, pensado na realidade dos municípios de 20 a 100 mil habitantes.

Tenha acesso à capacitação por 12 meses

As prefeituras que fizerem o PlanMob 20•100 terão acesso à capacitação por 12 meses. O eixo de capacitação é um dos diferenciais do PlanMob 20•100, já que seu impacto vai além da elaboração do plano de mobilidade urbana. Por isso, mesmo com o processo tendo de 6 a 8 meses de duração, a equipe da prefeitura poderá acessar o conteúdo por um ano.

Com isso, gestores e membros técnicos da prefeitura estarão mais bem preparados e terão maior autonomia na tomada de decisões, tanto durante quanto após a construção do PlanMob.

Converse com nossa equipe

Estamos à disposição para tirar suas dúvidas e te mostrar o que o PlanMob 20•100 pode fazer por seu município. 

Para agendar uma reunião, clique no botão abaixo e preencha seus dados no formulário. Entraremos em contato assim que possível.

Perguntas frequentes

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