fbpx

Conselho Editorial do JOSUM reflete diferentes visões sobre a mobilidade urbana

Aconteceu na última terça-feira, 12 de abril de 2022, a posse das pessoas que farão parte do Conselho Editorial do Journal of Sustainable Urban Mobility – JOSUM. O periódico editado pelo Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana – IPMMU, é a única revista científica brasileira voltada exclusivamente para o tema da mobilidade urbana. “Este é um sonho antigo que cada vez mais toma forma. Hoje demos um passo importantíssimo com a posse do nosso Conselho Editorial composto por pessoas incríveis e que já estão colaborando muito para que o JOSUM venha se tornar uma referência nesse campo de estudos”, disse Glaucia Pereira, editora-chefe do Journal, pesquisadora e fundadora do IPMMU.

A principal preocupação da coordenadoria geral do periódico foi convidar pessoas diferentes para compor o Conselho e que pudessem ser um reflexo do papel inovador da iniciativa. “A Glaucia foi muito inteligente na proposta de pensar um periódico científico que rompesse com as barreiras entre as ciências humanas e as ciências exatas. Além disso, sempre pensamos em convidar pessoas que pudessem representar a diversidade de gênero, de raça, de regiões diferentes do Brasil e de áreas que também se complementam na discussão de um tema tão interdisciplinar e complexo como é a mobilidade”, explica Marcelo de Trói, gerente de produção editorial do Instituto.

Entre as funções do Conselho está a aprovação da política editorial do Journal e aconselhamento da coordenadoria geral da publicação composta pela editora-chefe e o gerente de produção editorial. Para fazer parte do Conselho, a pessoa precisa ser convidada ou enviar sua intenção em fazer parte do órgão, tendo que cumprir pelo menos duas das cinco exigências estabelecidas pelo regimento interno.

A primeira formação do Conselho Editorial do JOSUM é composta pelas seguintes pessoas:

● Dr. Daniel Caribé (Observatório da Mobilidade Salvador)
● Ms. Federica Giovanna Fochesato – Mestre em Planejamento Urbano e Regional
● Dra. Gabriela Leandro Pereira (Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia)
● Ms. Glaucia Pereira (Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana)
● Dra. Glória Cecília dos Santos Figueiredo (Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia)
● Dra. Jaqueline Gomes de Jesus (Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – Fundação Oswaldo Cruz)
● Sra. Joice Berth – Arquiteta e Urbanista (Colunista da Revista Elle)
● Sra. Kelly Cristina Fernandes Augusto – Arquiteta e Urbanista (Colunista do UOL)
● Ms. Lorena Freitas Pereira (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento)
● Dra. Maisa Tobias (Faculdade de Engenharia Civil – Universidade Federal do Pará)
● Dr. Marcelo de Trói (Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana)
● Dra. Paula Santoro (Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo)

Durante a reunião de posse, as pessoas que fazem parte do Conselho foram unânimes em destacar a diversidade de raça, gênero e região do Brasil das integrantes. Lorena Pereira, do ITDP, agradeceu ao convite para integrar o Conselho e pontuou sobre as lacunas de pesquisa em mobilidade urbana, ressaltando o papel inovador do JOSUM. “É importante poder abrir espaço para as pessoas que estão em processo de desenvolvimento científico que, muitas vezes, são desestimuladas na pesquisa”, completou. Para Jaqueline Gomes de Jesus, existe uma relação da mobilidade urbana com as migrações, conflitos, e que nos levam a refletir sobre identidade, gênero e sua importância no âmbito da pesquisa: “São temas que não são muito discutidos em mobilidade urbana e desejo que o debate dessas temáticas estejam inseridos no Journal”.  Gabriela Pereira citou sua relação com estudos de gênero e raça, e expressou o desejo em somar em uma conversa multidisciplinar e regionalmente diversa, “onde a mobilidade urbana é diferente em cada lugar do país”. Participaram ainda da reunião Daniel Caribé, Federica Fochesato, Kelly Cristina Fernandes e Maísa Tobias, todas integrantes do Conselho, além de profissionais do Instituto Multiplicidade como Milene Fernandes e Diego Lopes Dutra.

A partir de agora, o JOSUM começa a se estruturar para receber submissões no fluxo contínuo e também dos dossiês temáticos. Entre os próximos passos da produção editorial estão a convocação de pessoas pareceristas, que devem ter a titulação de mínima de mestres e mestras, e a divulgação de um calendário para os dossiês temáticos que devem enfocar a relação das mobilidades com a questão climática, temas sobre a mobilidade envolvendo gênero, raça e classe, além de assuntos relacionados ao acesso às cidades.

Para a editora-chefe da publicação, o JOSUM acumula algumas inovações como a rapidez na avaliação dos textos, a não necessidade de titulação para a submissão das pessoas autoras e formatos e diretrizes de publicação altamente instigantes. “Acreditamos que a produção científica não precisa estar restrita à academia. A sociedade civil e outras organizações têm feito muito pela discussão e melhoria da mobilidade urbana e isso não pode ser ignorado. Queremos e precisamos trabalhar juntas. A promoção da ciência aberta e política de dados abertos deixam o acesso ao conhecimento mais democrático. Nossa meta é que em 2023 já tenhamos um fator de impacto nas publicações científicas para ser mensurado”, completa Glaucia Pereira.

JOSUM
O Journal of Sustainable Urban Mobility – JOSUM é uma publicação do Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana – IPMMU e que atua em prol de uma ciência aberta, na qual as pessoas possam ler e divulgar seus conteúdos. O Journal aceita publicações em português, inglês e espanhol. O principal objetivo do periódico é publicar artigos científicos com foco em mobilidade urbana sustentável e que tenham impacto social, ambiental, econômico ou de governança. Com formatos simples de submissão, o periódico visa a divulgação científica de resultados que precisam e merecem ser compartilhados. O JOSUM trabalhará com a cobrança por artigo aprovado para publicação no fluxo contínuo. Em Ciência Aberta, este procedimento é conhecido como Article Processing Charges (APC). A taxa de publicação é cobrada como meio de promoção, produção e manutenção do periódico. Nos chamados dossiês temáticos, a submissão será sem a cobrança de taxa de manutenção, em função das dificuldades financeiras que têm atingido boa parte dos estudantes e pesquisadores ligados à academia. Com essa ação, o JOSUM pretende divulgar as pesquisas que estão em andamento dentro das universidades e que, muitas vezes, são realizadas com dificuldades econômicas por pós-graduandos.

Rolar para cima